4 Abril 2024 -
Neste fim de semana a Prefeitura de Belo Horizonte abrirá 7 centros de saúde para atender pessoas que apresentarem, prioritariamente, sintomas das arboviroses dengue, chikungunya e zika. As unidades Vera Cruz (Leste), São Paulo e Conjunto Paulo VI (Nordeste), Floramar (Norte), Santa Terezinha (Pampulha) e Rio Branco e Jardim Europa (Venda Nova) funcionarão das 7h às 19h no sábado (6) e no domingo (7). Não haverá aplicação de vacinas nesses dias.
A Secretaria Municipal de Saúde monitora sistematicamente a demanda de atendimento da cidade. A partir disso, é determinada a quantidade de unidades disponibilizadas para o atendimento da população. Considerando os dados de 9 e 10 de março, foram 3.028 pessoas assistidas em centros de saúde da cidade. Já entre 30 e 31 de março foram registrados 1.775 atendimentos. Uma diminuição de 41% na busca por cuidados médicos. Cabe destacar que, se necessário, mais equipamentos podem ser novamente abertos.
Para garantir a assistência nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Noroeste, durante o fim de semana seguem em funcionamento os Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs). Sem a necessidade de agendamento prévio, esses locais oferecem cuidado às pessoas com sintomas como febre, dor no corpo e de cabeça, especialmente atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele. Já os atendimentos da regional Oeste estão mantidos no hospital temporário.
Como um reforço nos atendimentos das pessoas sintomáticas, há ainda um outro hospital temporário na regional Venda Nova e um hospital de campanha, que funciona na regional Norte da cidade. Também seguem abertas as Unidades de Reposição Volêmica (URVs) nas regiões do Barreiro, Centro-Sul e Noroeste que recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs, e que precisam de hidratação venosa e assistência contínua.
O endereço dos centros de saúde, dos CAAs, hospitais temporários e de campanha, além das URVs, assim como o horário de funcionamento de cada uma dessas unidades, pode ser verificado no portal da Prefeitura.