Pular para o conteúdo principal

Centros de saúde abertos no sábado terão vacinas contra gripe, covid e meningite
Divulgação/PBH

Centros de saúde abertos no sábado terão vacinas contra gripe, covid e meningite

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abrirá neste sábado (10) quatro centros de saúde nas regionais Barreiro, Nordeste, Noroeste e Venda Nova para vacinação contra gripe, covid-19 e meningite C. Além da imunização, essas unidades farão o atendimento de crianças e adultos, preferencialmente, com sintomas de dengue, chikungunya ou doenças respiratórias. O Plano de Contingência da PBH ainda terá a oferta de teleconsultas e o funcionamento do Centro de Saúde Rio Branco (Venda Nova) no domingo (11). As unidades de saúde funcionarão das 8h às 18h para o atendimento, com a imunização ocorrendo de 8h às 17h. Para se vacinar, é preciso apresentar um documento de identidade com foto e o cartão de vacinação.

Nos centros de saúde Barreiro de Cima (Barreiro), São Paulo (Nordeste), São Cristóvão (Noroeste) e Rio Branco (Venda Nova), poderão se vacinar contra a covid-19, com o imunizante bivalente, quem tem 18 anos ou mais. Contra a gripe o público a partir dos 6 meses de idade poderá receber a dose. Já contra a meningite C o alvo são as pessoas com 16 anos ou mais.

As crianças, que podem se vacinar neste sábado contra a gripe, devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, documento de identificação com foto, certidão de nascimento e cartão de vacina.

É importante lembrar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, os três imunizantes. E, caso a pessoa já tenha recebido qualquer uma delas em algum dia anterior a este sábado, não existe a necessidade de aguardar um intervalo de tempo para receber as demais.

Abertura no domingo

No domingo (11), o Centro de Saúde Rio Branco, em Venda Nova, será aberto das 7h às 18h somente para o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios e de arboviroses, sem realização de vacinação.

Centros de Saúde que abrirão neste fim de semana
Sábado (10)

Funcionamento: 7h às 18h
Vacinação: 8h às 17h

Barreiro

Centro de Saúde Barreiro de Cima: praça Modestino Sales Barbosa, 100, Flávio Marques Lisboa

Noroeste
Centro de Saúde São Cristóvão: rua Itapecerica, 555, Lagoinha

Nordeste
Centro de Saúde São Paulo: rua Aiuruoca, 455, São Paulo

Venda Nova
Centro de Saúde Rio Branco: rua Crisanto Muniz, 120, Rio Branco

Domingo (11)
Funcionamento: 7h às 18h
Vacinação: não haverá aplicação de vacina

Venda Nova

Centro de Saúde Rio Branco: rua Crisanto Muniz, 120, Rio Branco

Teleconsultas

A PBH também manterá a oferta de teleconsultas para pessoas que apresentem os mesmos sintomas. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h30 às 18h30, e deve ser agendado a partir das 7h, na página de teleconsultas.

O serviço de teleconsultas está disponível para atendimento das pessoas de todas as faixas etárias, com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. As teleconsultas podem ser agendadas para o período de 7h30 às 18h30, de segunda a sábado. O agendamento deve ser feito on-line, a partir das 7h do dia em que o usuário deseja o atendimento.

O serviço é uma oferta complementar à rede de saúde do município dentro do plano de enfrentamento da PBH às doenças respiratórias e arboviroses.

Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em centros de saúde na capital terão acesso à modalidade assistencial por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH.

Como agendar

A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.

Somente moradores de Belo Horizonte e cadastrados em centros de saúde na capital têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deverá procurar o centro de saúde de referência para realizar o cadastro. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.

O cidadão acessa o serviço na página de teleconsultas e, após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com os dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.

As teleconsultas agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema e não com o cadastro dos pais/responsáveis, que devem estar junto à criança/adolescente durante todo o teleatendimento.

De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as devidas orientações, bem como prescrição e outros documentos médicos que se fizerem necessários, que serão enviados para o e-mail cadastrado dentro de um prazo de até 24 horas úteis. Com a impressão da receita e/ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar o medicamento ou agendar o exame no centro de saúde da área de abrangência.