Pular para o conteúdo principal

Nove pessoas, sentadas em cadeiras ou no chão, dispostas em um círculo, conversam entre si.
Foto: Patrícia Nogueira/PBH

Centro Pop Centro-Sul comemora 23 anos de apoio à população em situação de rua

criado em - atualizado em

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Centro-Sul, da Prefeitura de Belo Horizonte, está completando 23 anos de funcionamento. Ponto de apoio para pessoas adultas que moram e/ou sobrevivem nas ruas, o equipamento, implantado em 1996, foi o primeiro no país a oferecer esse tipo de serviço e, no último mês de setembro, ampliou o horário de atendimento, passando também a funcionar nos fins de semana e feriados. A data será comemorada, nesta sexta-feira, dia 25, com uma programação especial para os usuários, das 13h às 17h, no Centro Pop, que fica na avenida do Contorno, 10.852, no Barro Preto.

 

Espaço de referência para o convívio social, o desenvolvimento de relações, proteção e garantia de direitos, o Centro Pop oferece cerca de 450 atendimentos por dia, contribuindo para a redução das violações e a construção de novos projetos de vida pelos seus usuários. Por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, os serviços são executados pela Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais.

 

O Centro Pop Centro-Sul funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos fins de semana e feriados das 8h30 às 12h30, com a oferta de oficinas socioeducativas (cinema comentado, ambientação, esporte, cultura popular mosaico, artes plásticas, entre outras). No espaço, os usuários podem tomar banho, lavar roupas, lanchar e guardar seus pertences. Eles recebem, ainda, atendimento especializado individual e coletivo com articulação e encaminhamento para a rede da assistência e intersetorial, oficinas socioeducativas e inclusão digital.

 

Durante a programação especial, nesta sexta-feira, os usuários poderão deixar registros, por meio de desenho e pintura, no varal de memórias disponível no equipamento e participar de diversas atividades de promoção à convivência.