Pular para o conteúdo principal

Celebração do Hip-Hop movimenta a programação do Circuito Municipal de Cultura
Pamela Bernardo

Celebração do Hip-Hop movimenta a programação do Circuito Municipal de Cultura

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) participa neste mês de uma importante celebração da cultura pop: a marca de 50 anos do surgimento do Hip-Hop, nos Estados Unidos, e de 40 anos de sua chegada ao Brasil. Uma das manifestações socioculturais mais importantes da história, o Hip-Hop é tema central de uma intensa programação organizada pela PBH, que integra também ações do Circuito Municipal de Cultura. Totalmente gratuitas, as atrações do Circuito acontecem entre os dias 12 a 26 de novembro, em três equipamentos culturais da cidade, e incluem uma mostra de música e dança do “Música de Domingo”, no Teatro Francisco Nunes; uma edição do “Quinta no Raul” com o rapper Comum e a banda Caldo, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém; e uma mostra de filmes no Cine Santa Tereza.

Mais informações nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura. Projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

A programação comemorativa do Circuito Municipal de Cultura tem início neste domingo (12), a partir das 14h, com uma edição especial do “Música de Domingo”, projeto especial do Teatro Francisco Nunes, intitulada “Hip-Hop in Concert” A ação se sustenta em duas linguagens artísticas: na dança, o grupo Quebrada Escola de Danças Urbanas faz uma apresentação de breaking e o grupo Crew UBDI - Conexão Urbana, um número de hip-hop; na música, se apresentam as rappers Colombiana e Emy Roots, e o rapper Kroif. A programação ainda conta com uma batalha de Hip-Hop, “Cypher da Estação”,  e terá como Mestre de Cerimônia o rimador Monge MC, figura icônica da cena de BH.

A programação continua no dia 23, quinta-feira, às 20h, com o "Quinta no Raul", projeto especial do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. Na ocasião, o rapper e multiartista Comum apresenta seu segundo disco de estúdio, "Sopa de Letras", junto à banda de jazz Caldo. Reconhecido por seu trabalho nas artes visuais, traz a música para a mistura com seu mais novo trabalho, “Sopa de Letras”, seu segundo álbum de estúdio. Após quase uma década entre o seu primeiro disco e o atual, Comum retorna ao microfone construindo um universo multimídia envolvendo seu reconhecido trabalho como artista visual urbano e a sua música. O show apresenta o disco na íntegra, a partir de versões jazzísticas propostas pela banda Caldo, formada pelos músicos Dudu Amendoeira (teclado), Juventino Dias (trompete), Pedroka (bateria) e Willian Rosa (baixo).

Fechando a série de atividades em celebração ao cinquentenário do Hip-Hop no Circuito Municipal de Cultura, o Cine Santa Tereza sedia a mostra “Hip-Hop nas Telas”, composta por produções de ficção e documentários que remontam às origens do movimento Hip-Hop e aos elementos a ele associados, como o Breaking, o MCing, o Graffiti e o Djing. A programação leva ao cinema um pouco da história, do cotidiano e do contexto de atuação de agentes culturais que vêm, na defesa de direitos, transformando e impactando a cultura mundial.

A mostra - que acontece nos dias 24, 25, 26, 29 e 30 de novembro - foi concebida pelo Fórum Municipal do Hip-Hop, representado por Camila Oliveira, em parceria com o Cine Santa Tereza, integrando a programação do Circuito Municipal de Cultura, e conta com sessões comentadas, registros históricos da cena em Belo Horizonte, além de produções contemporâneas e lançamento de filmes que comprovam uma ativa cultura urbana negra de arte e de produção periférica. A programação completa pode ser acessada on-line.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e agosto de 2023, data que marcou o fim do Ano III, o Circuito Municipal de Cultura realizou 928 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 535 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de 5248 artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.

Serviço | Circuito Municipal de Cultura
Programação especial 50 anos de Hip-Hop

"Música de Domingo" | CRDançaBH - "Especial Hip Hop"
Quando.
Dia 12 de novembro, domingo, às 14h
Onde. Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro)
Quanto. Entrada gratuita mediante retirada prévia de ingressos  on-line ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação

"Quinta no Raul" - Comum apresenta “Sopa de Letras” com a banda Caldo
Quando. Dia 23 de novembro, quinta-feira, às 20h
Onde. Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro)
Classificação. Livre
Quanto. Entrada gratuita mediante retirada prévia de ingressos  on-line ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação

Mostra Hip-Hop nas Telas
Quando.
Dias 24, 25, 26, 29 e 30 de novembro
Onde. Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Classificação. 16 anos
Quanto. Entrada gratuita mediante retirada prévia de ingressos on-line ou na bilheteria do cinema meia hora antes das sessões.