15 July 2025 -
Os museus do Centro de Belo Horizonte estão de portas abertas para que públicos de todas as idades possam usufruir de uma programação especial de férias, com uma vasta agenda cultural e artística. Crianças, jovens e as famílias são convidadas a participar de oficinas criativas, ações educativas, brincadeiras, exibição de filmes, entre outras ações.
Todas as atrações são gratuitas e realizadas pelo projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Viaduto das Artes. O projeto busca fortalecer as ações do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e Museu da Moda (MUMO). A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
Os três museus formam um circuito que permite aos visitantes vivenciarem múltiplas experiências artísticas e educativas. O MUMO, MIS BH e MHAB estão localizados na região central, o que facilita o deslocamento entre eles.
MHAB com finais de semana ainda mais especiais
O Museu Histórico Abílio Barreto preparou uma série de ações para o mês de julho, que se destacam pelo caráter educativo e intergeracional, apresentando ao público o museu como espaço vivo de trocas entre saberes, pessoas e territórios.
O Projeto Museu Aberto é um dos destaques da programação e propõe transformar os finais de semana no MHAB em um espaço ativo de encontros, criação e aprendizado. Idealizado e conduzido pelo Educativo do Museu, o projeto busca fortalecer o vínculo com o território e manter o diálogo constante com a comunidade por meio de ações regulares.
As oficinas programadas para este mês compõem um conjunto diverso de atividades voltadas a diferentes faixas etárias, com propostas que estimulam a experimentação, a escuta e a imaginação. Algumas oficinas possuem classificações específicas, mas todas exigem que menores de idade estejam acompanhados por um responsável.
Entre os destaques da programação, o MHAB oferece a oficina “Extração de Pigmento natural com Goethita”, uma experimentação prática com a extração de pigmento natural a partir da pedra goethita, mineral de tons terrosos intensos. Serão exploradas diferentes etapas do processo, como trituração, lavagem, decantação e aplicação em papel, unindo conhecimento técnico e sensorial. A atividade acontece nos dias 16 e 17 de julho, das 14h às 17h e é voltada ao público adulto. Inscrições pelo e-mail educativomhab@pbh.gov.br.
No dia 20 de julho, das 10h30 às 12h30, será realizada a oficina “Binóculo Divertido”, na qual crianças de 3 a 6 anos poderão criar binóculos de brinquedo para uma expedição divertida nos jardins do Museu.
O Grupo Fios (EBA/UFMG/CNPq) participa da programação de férias do projeto Museus Centro oferecendo uma atividade diferente em cada um dos museus. O coletivo busca compreender, investigar e ampliar as discussões sobre as poéticas biográficas e autobiográficas, relacionadas à arte e à roupa como memória, presença-ausência, esquecimento e arquivo.
No MHAB, a ação do Grupo Fios acontece no dia 26, das 14h às 16h, com a oficina de cerâmica ribeirinha “Nossa Terra”, que propõe o contato com a argila, um material maleável, com textura e ótimo para estimular a criatividade. A classificação é a partir de 10 anos e as inscrições devem ser feitas pelo link.
Já no dia 27, das 10h às 12h30, será realizada a caminhada “A antiga Avenida da Liberdade: percepções sobre a recém-criada Belo Horizonte e o Antigo Arraial do Curral del Rei”. Inspirado em imagens do acervo fotográfico do MHAB, o passeio abordará a representatividade da antiga Avenida da Liberdade (atual Avenida João Pinheiro) para a cidade e abordará também a mudança da paisagem na região, bem como aspectos do antigo Alto da Boa Vista, no extinto Arraial do Curral del Rei. A atividade é voltada para pessoas acima de 18 anos e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail educativomhab@pbh.gov.br.
Também no dia 27 de julho, das 10h30 às 12h30, acontece uma homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, por meio da atividade “Que Marias Belô tem?”, oficina de experimentação em isogravura que propõe uma releitura visual de Maria do Arraial, figura emblemática da resistência no Antigo Arraial do Curral del Rei. A atividade é voltada para crianças a partir de 8 anos, e a participação será por ordem de chegada até completar o limite das vagas.
E, aos domingos, das 13h às 16h30, acontece o Educativo aberto, no qual a Sala de Acolhimento do MHAB se transforma em um espaço vivo de interação e aprendizado, na qual o público de todas as idades pode explorar recursos pedagógicos, lúdicos e afetivos e viver novas experiências no museu.
- Diversão audiovisual no MIS BH
Localizado em um antigo casarão na avenida Álvares Cabral, na região central de Belo Horizonte, o MIS BH reserva ótimas descobertas para o público que participar da Programação Especial de Férias, com uma agenda de oficinas, brincadeiras e exibições de filmes.
Recuperando a vocação dos antigos cineclubes que movimentaram a capital mineira em décadas passadas, o CineMIS dá sequência à parceria com o Cineclube Cidadelas, que celebra o olhar e a força criativa de mulheres mineiras no cinema, com sessões mediadas por Juliana Gusman e Amanda Borges.
No dia 16 de julho, a partir das 19h, serão exibidos os curta-metragens “Lapso” (2023), com direção de Caroline Cavalcanti, “Agarra” (2023), direção de Clara Estolano, e “Peixe” (2019), dirigido por Yasmin Guimarães. A classificação é de 12 anos.
No dia 30, também a partir das 19h, o público pode conferir “Yãy tu nũnãhã payexop: encontro de pajés”, com direção de Sueli Maxakali, e “Ãgtux”, dirigido por Tania Anaya. A classificação é livre.
O fotógrafo Rafael Freire, que está com uma exposição em cartaz até 2 de agosto nos jardins do MIS BH, convida o público para um bate-papo no museu no dia 17 de julho, às 19h. O artista mineiro de apenas 31 anos, nascido e criado no Aglomerado da Serra, é autodidata e encontrou na fotografia uma potente ferramenta de reconstrução da autoestima e da representação. Suas imagens propõem uma nova forma de olhar para a negritude e os territórios periféricos, rompendo com narrativas estigmatizadas. A conversa será um momento de troca e escuta sobre arte, trajetória, periferia e os caminhos possíveis através da imagem.
O MIS BH recebe ainda uma performance surpreendente, em que pinceladas são feitas no ritmo de solos de guitarra. O show “Art Rock – Pincel e Guitarra” é um experimento onde a arte visual se une aos “riffs” de clássicos do rock’n’roll, executados pelo guitarrista Eric Babl, enquanto o pintor Pascal Caquineau pinta e desenha traços psicodélicos referentes ao conteúdo das letras numa projeção. A apresentação será no dia 18, às 20h, e é aberta ao público em geral.
Nos dias 18 e 19 de julho, das 10h às 12h, o MIS BH convida as crianças para uma “Caça ao Tesouro” fotográfica, experiência lúdica e interativa no universo da imagem e do som, uma brincadeira com pistas em forma de charadas espalhadas pela exposição em cartaz no museu. Ao longo da atividade, os pequenos serão estimulados a explorar figuras icônicas da cultura pop, curiosidades do cinema e mistérios escondidos no próprio acervo. Cada descoberta é registrada com a câmera instantânea do MIS BH, incentivando as crianças a criar um álbum de figurinhas único a partir das fotografias que elas mesmas tiram. A atividade é voltada para crianças acima de 6 anos, acompanhada por um responsável.
- MUMO: Moda em relação com a cidade
O Museu da Moda de Belo Horizonte se posiciona como um polo de cultura, moda e memória e transborda essa vocação para a Programação Especial de Férias, que vem repleta de atividades para idades variadas, destacando saberes artesanais e a relação da moda com a cidade.
O Grupo Fios realiza a ação “Oficina Brincar-Parangolé”, que convida os participantes a brincarem com a cor através do movimento do corpo no espaço e tem como inspiração a obra “Parangolé” do artista brasileiro Hélio Oiticica. A atividade acontece no dia 18 de julho, das 14h às 18h, e é voltada a crianças a partir de 10 anos. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Até o dia 19 de julho, os visitantes do MUMO poderão conferir a mostra “Arraial na Moda”, em cartaz no teatro do museu, reunindo figurinos de quadrilhas juninas da cidade, apresentados nos espetáculos do Arraial de Belo Horizonte. A mostra é uma homenagem às tradições populares dessa época do ano e aos trabalhadores da moda que vestem a festa! As visitas podem ser feitas de quarta a sábado, das 10h às 18h.
Também no dia 19, às 15h, o público terá a chance de fazer uma imersão no universo de Clara Nunes. O MUMO convida o público para uma visita mediada especial pela exposição “Clara Nunes - Eu Sou A Tal Mineira”, que reúne um acervo inédito de figurinos, adereços e outros pertences da cantora. No mesmo dia, às 14h30, o MUMO oferece ainda a “Oficina de criação de bonecos”, com reaproveitamento têxtil. A classificação é de 12 anos e as inscrições devem ser feitas via formulário.
Outro destaque na programação do MUMO é a “Oficina de Macramê”, que acontece no dia 26 de julho, das 14h às 18h. Na atividade, inspirada na exposição de Clara Nunes, os participantes irão aprender os nós básicos da técnica de macramê para criar peças únicas, explorando a criatividade com fios e texturas. Uma celebração da brasilidade e da arte manual. Podem participar pessoas de qualquer idade acima de 12 anos e as inscrições devem ser feitas pelo link.
Endereços:
Museu da Moda: Rua da Bahia, 1.149 - Centro
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte: Avenida Álvares Cabral, 560 - Lourdes
Museu Histórico Abílio Barreto: Avenida Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim
______________________________________________________________________
Programação completa: acesse o Portal Belo Horizonte
_______________________________________________________________________
Assessoria de imprensa:
Cristina Sanches - (31) 984892098 - contato.cristinasanches@gmail.com
Soraya Belusi - (31) 99164-9994 - sorayabelusi@gmail.com