Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza recebe o 5º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte
Divulgação/PBH

Cine Santa Tereza recebe o 5º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza recebe, até domingo (20), e nos dias 2 e 16 de agosto, a programação do 5º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte – Cinema de Brinquedo. A mostra reúne 33 curtas e dois longas-metragens de diversas regiões do Brasil, além de produções internacionais de países como Bélgica, Chile, China, Estados Unidos, França e Uruguai. As sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados antecipadamente no site Sympla ou na bilheteria do cinema antes da sessão, conforme disponibilidade. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

O Festival apresenta obras que exploram temas como amizade, coragem, meio ambiente, diversidade familiar, inclusão, ancestralidade, preconceito, sonhos e descobertas, sempre com um olhar respeitoso e curioso sobre as múltiplas infâncias. A linguagem cinematográfica passeia entre a animação, o live action e o experimental, dialogando com as diferentes formas de expressão das crianças e dos jovens realizadores.

 

Para melhor organização do evento, as sessões foram estruturadas para dialogar com diferentes faixas etárias, agrupando filmes que vão desde produções mais acessíveis até obras que demandam maior repertório e leitura crítica. Nesta quinta-feira (17), o Festival contará com sessões acessíveis em Libras (16h20) e com audiodescrição (17h30), reforçando seu compromisso com a inclusão.

 

Outra atração do Festival é a oficina “Meu Primeiro Curta Animado”, voltada para crianças e adolescentes. O curso oferece uma introdução prática à linguagem da animação, com atividades que incluem stop-motion, recorte, massinha, storyboard e edição. Ao final da oficina, os participantes terão produzido um curta-metragem animado coletivo. A ação acontece nesta quinta e sexta-feira (17 e 18) no Cine Santa Tereza, e no sábado e domingo (19 e 20), no Espaço Comum Luiz Estrela. A seleção dos participantes será por ordem de inscrição e disponibilidade para participar da atividade. Os interessados podem se inscrever diretamente no site do Festival.

 

O 5º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e com patrocínio da MGS.

 

Filmes em exibição

 

A programação inclui destaques mineiros como o curta “Voa Arturos” (2022), que será exibido nesta quinta-feira (17) e narra uma disputa no céu do Quilombo dos Arturos, em Contagem, transformada pela força da ancestralidade e da cultura local. No mesmo dia, será exibida a animação “Eu e o Boi, o Boi e eu” (2024), sobre uma menina que supera o medo do lendário Boi da Manta e se encanta pela tradição.

 

Outro destaque é “A Mãe do Meu Amigo” (2025), de Belo Horizonte, que mostra como o preconceito religioso impacta a amizade entre duas crianças. Já “Princesa Macula e o Canto Triste” (2024), que será exibido no sábado (19), acompanha o rito de passagem de uma jovem coroada Princesa Conga em uma tradicional festa afro-mineira. Também no sábado, o curta “Mistério no Museu” (2024), realizado por estudantes da Oficina Poeira de Animação da Escola Hub Pampulha, leva as crianças para dentro de pinturas famosas em uma aventura mágica e educativa.

 

As produções internacionais também marcam presença, com destaque para quatro animações que serão exibidas no domingo (20): “O Tecido da Vida” (EUA), “Amy e o Sapo” (China), “O Baú Mágico” (França) e “Peregrino” (Uruguai), que abordam, de forma lúdica e sensível, temas como imaginação, amizade, magia e jornadas pessoais.]

 

Serviço

5º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte – Cinema de Brinquedo

Data: até domingo (20), e nos dias 2 e 16 de agosto | Sessões: 16h20 e 17h30

Ingressos gratuitos: retirada na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema antes da sessão, conforme disponibilidade

Local: Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza