14 July 2025 -
Promover atividades voltadas à temática racial realizadas por meio da política cultural do município ou de parcerias. Esse é o objetivo da Agenda RIC 2025, uma iniciativa que integra o Programa Rede de Identidades Culturais (RIC), política permanente de promoção e reparação da igualdade racial promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. Em julho, a Agenda RIC reúne uma série de eventos e atividades, tais como oficinas de capoeira, apresentação de teatro, show musical, sessões de cinema, exposições, entre outras atrações.
Um dos destaques será a “Festa de Sant'Ana”, tradicional celebração do Quilombo dos Luízes, que acontece no dia 26 (sábado). Também está disponível o conteúdo virtual “Personalidades Negras” que neste mês homenageia Dona Maria Luiza Moreira, Matriarca do Quilombo dos Luízes. A programação completa da Agenda RIC de junho pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
Em 2025, a Agenda RIC celebra os Quilombos, Congados e Reinados da capital mineira, visando potencializar as políticas públicas de reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira no processo histórico de construção de Belo Horizonte. Neste mês, a atividade tradicional que integra a Agenda RIC é a “Festa de Sant'Ana”, que traz como elementos principais a novena e o hasteamento da bandeira com a participação do congado. O evento acontece no Quilombo Luízes, localizado no bairro Grajaú.
Um dos destaques da programação de julho acontece no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, que recebe nesta quinta-feira (17), às 20h, o Bloco da Esquina, um dos que mais arrastam foliões no Carnaval de Belo Horizonte. O show gratuito mistura a força da música mineira com a alegria do Carnaval de rua, transformando clássicos do movimento Clube da Esquina e da MPB em ritmos carnavalescos. No palco, o grupo promete a mesma energia que arrasta multidões no Carnaval, agora em formato de show com banda completa.
No Teatro Marília, o destaque é a apresentação do show musical “Afrozinha e o Baobá”, neste sábado (19), às 16h. O show, que integra a programação da ação “Férias no Teatro” do Circuito Municipal de Cultura, apresenta, por meio de música e poesia, os valores civilizatórios afro-brasileiros como oralidade, corporeidade e ancestralidade. São utilizados instrumentos percussivos (tambores, congas, patangomes), instrumentos harmônicos (viola, violão) e também alguns exercícios/brincadeiras de percussão corporal para que o público presente seja parte ativa da apresentação. As músicas abordam temas, objetos e a estética afro-brasileira por meio de letras que contam a história e exaltam elementos como a boneca Abayomi, as tranças Nagô, a árvore do Baobá, e o turbante.
No Cine Santa Tereza, o destaque é a Mostra Infâncias no Plural, que acontece no dia 26 (sábado), com a exibição de curtas-metragens, intervenções lúdicas e roda de conversa a fim de exercitar a escuta ativa das pluralidades das infâncias. A iniciativa é do grupo de trabalho da oficina de curadoria da área Bastidores das Artes, da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema, com 30 minutos de antecedência.
Ações descentralizadas
A programação de julho da Agenda RIC 2025 também chega aos Centros Culturais descentralizados com oficinas de capoeira e de dança, exposições, entre outras atividades. No Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, os públicos maiores de 14 anos poderão participar da oficina de dança do Coletivo Adayeba, que acontece às quartas-feiras, das 19h às 21h, promovendo uma imersão na pesquisa e na prática das danças afro-brasileiras.
No Centro Cultural São Bernardo, a Escola Livre de Artes – Arena da Cultura realiza às quartas-feiras, das 9h às 11h, a oficina “Encontros para Dançar em Diálogo com Saberes Ancestrais”, destinada a pessoas com mais de 14 anos. As inscrições podem ser feitas pelo Portal da PBH. Já o Centro Cultural Salgado Filho recebe, nesta quinta (17), das 19h às 21h, a Roda de Encerramento do semestre da Capoeira Minas-Bahia.
Conteúdo Personalidades Negras
O Conteúdo Personalidades Negras é uma publicação virtual que visa promover o reconhecimento às trajetórias de homens e mulheres que, por meio de sua dedicação às artes, às culturas e às tradições negras, se destacam pelas significativas contribuições para o movimento negro no Brasil. Em julho, o conteúdo Personalidades Negras contempla a trajetória de Dona Maria Luiza Moreira, Matriarca do Quilombo dos Luízes. O conteúdo pode ser acessado aqui.
Programa RIC
O Programa Rede de Identidades Culturais é uma política contínua, que tem por objetivo ampliar a atuação da Cultura no âmbito das políticas permanentes e estratégicas de enfrentamento a discriminação racial e de fortalecimento das Culturas de Matrizes Africanas, como premissa para efetivação da diversidade e da democracia cultural em Belo Horizonte. A iniciativa surgiu em 2023, tendo como motivação a celebração dos 20 anos da Lei 10.639, que alterou a Lei de Diretrizes Básicas da Educação e tornou obrigatório o ensino de História da África, cultura africana e afro-brasileira no currículo da educação básica. Além dos 15 anos da Lei 11.645 que, após cinco anos alterou a Lei 10.639 incluindo a temática indígena.
Reflexo de uma demanda histórica, a iniciativa é institucionalizada pelas normativas que amparam a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial, e traz ações internas e externas da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, tais como a Agenda RIC 2025 e o Conteúdo Personalidades Negras.
Serviço
Agenda RIC – Julho de 2025
Programa Rede de Identidades Culturais – RIC
Data: até 31 de julho de 2025
Todas as atrações têm entrada gratuita ou com ingressos a preços populares.
Programação completa: Portal Belo Horizonte