10 June 2022 -
O Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (CEA-Propam) promove neste sábado (11) atividades recreativas, oficina de plantio, exposição e recolhimento de lixo eletrônico, mostra de ressignificação por meio da reciclagem e reutilização de materiais. Além de contação de histórias e a inauguração da nova Ecoteca e do Espaço de Leitura Infanto-juvenil. A expectativa é que toda a comunidade interaja com o CEA-Propam, que normalmente já é visitado por estudantes. O espaço funciona em um casarão de 1929, construído em uma área verde de 10 mil metros quadrados, na Pampulha. A sede fica na Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20, no Castelo.
Além de atividades de educação ambiental, o equipamento recebe visitas de alunos de escolas de Belo Horizonte e Contagem. Elas participam de circuitos de percepção ambiental, complementadas por oito atividades externas, na Bacia Hidrográfica da Pampulha. São visitas ao Parque Ursulina de Andrade Mello, Estação de Tratamento de Águas Fluviais Ressaca-Sarandi, Igreja São Francisco de Assis, Sub-Bacia do Córrego Bom Jesus, Mirante Jardim Alvorada, Córrego Gandhi, Museu Casa Kubitschek, Estação de Reciclagem e Entulho.
Os CEAs
Com o objetivo de ampliar a educação ambiental para todas as regionais da cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com Centros de Educação Ambiental que têm seu funcionamento baseado em um Programa Integrado de Educação Ambiental e na reprodução local das atividades oferecidas pela SMMA, além da incorporação de novas ações fundamentadas em peculiaridades e demandas específicas de cada região da cidade. São resultado de uma parceria estabelecida pela SMMA, Fundação de Parques Municipais, Secretaria Municipal de Educação e Secretarias de Administração Regional Municipais.
Ecoteca
Belo Horizonte conta com uma biblioteca especializada em temas ambientais e da história da cidade, que acaba de ser revitalizada e ganhar um espaço totalmente novo. Criada em 1990, a Ecoteca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é um ambiente educativo e integrado, que propicia o intercâmbio entre cultura, educação, cidadania e meio ambiente. A nova sede, que será inaugurada neste sábado (11), funcionará presencialmente de segundas às sextas-feiras, de 8h30 às 12h e de 13h às 16h30.
Qualquer interessado em pegar material emprestado deve comparecer à Ecoteca apresentando documento de identidade, comprovante de residência, contato telefônico e/ou e-mail. Podem ser retirados até cinco itens físicos, entre livros, CDs e DVDs. Menores de 18 anos devem apresentar, além da documentação, a autorização de um responsável.
Outra novidade da Ecoteca é a expansão do atendimento, que agora passa por uma adaptação também para o modo virtual. Desde a reativação, está sendo desenvolvido um acervo digital com obras livres, que podem ser compartilhadas por e-mail ou WhatsApp. O atendimento on-line é feito pelo endereço eletrônico ecoteca@pbh.gov.br.
Espaço de Leitura Infantojuvenil e Mostra de Reciclagem
Também instalado no Propam, o Espaço de Leitura infantojuvenil é um lugar lúdico, aberto para a comunidade, onde os responsáveis podem levar as crianças para desenvolver o encanto pelos livros. Nele, há um acervo de mil obras de literatura e o seu funcionamento é de segunda às sextas-feiras, de 8h às 17h.
Já a mostra de reciclagem se constitui por objetos feitos a partir do que seria lixo. São resultado das atividades oferecidas pela oficina Mãos à Obra do CEA PROPAM, que consiste em dar um novo destino aos materiais, transformando-os em itens de utilidade como cadernos, cachepós, esculturas e objetos de decoração.
Para o gerente de Educação Ambiental da SMMA, Humberto Martins Marques, esta é uma iniciativa muito importante quando se pensa na conscientização da reciclagem, em contrapartida à quantidade de lixo que atualmente é produzida. "O CEA Propam conta com uma equipe especializada na produção de novos objetos úteis a partir de recicláveis no projeto Mãos à Obra. Isso é sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, sobretudo quando pensamos no alto volume de material que é descartado. Além disso, o espaço é agora um novo ponto de recolhimento de sucata eletrônica, e a partir dele é feita a destinação adequada do material", ressalta.