Pular para o conteúdo principal

Casas da Pampulha são tema de Mostra Digital
Foto: Elizabeth Castro Moreno

Casas da Pampulha são tema de Mostra Digital

criado em - atualizado em

O projeto Pampulha Território Museus inaugura, nesta terça (21), a mostra digital “Casas da Pampulha”, que reúne uma coletânea de imagens sobre a paisagem, a composição e a ocupação da Pampulha a partir do olhar de seus moradores. São 49 registros fotográficos encaminhados pelos participantes do projeto “Percurso Fotográfico Casas da Pampulha”, durante o segundo semestre de 2021, e que retratam parte da arquitetura residencial da região, formada por 58 bairros em um raio de 47 quilômetros quadrados. A mostra pode ser acessada de forma gratuita no site do Pampulha Território Museus. 

“A exposição ‘Casas da Pampulha’ é o resultado de um convite para evidenciar as maneiras possíveis de se habitar um território tão instigante e diverso como a região da Pampulha. Cada participante elegeu lugares de afeto, memória, história e manifestação dos modos de morar na região reforçado o quanto a ideia de casa e de habitar pode ser múltipla, diversa e desafiadora e se transformar ao longo do tempo”, explica a diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Janaina Melo. 

A ação, que integra a programação cultural do Museu Casa Kubitschek, foi uma parceria com o projeto “Quanto tempo dura um bairro” e teve como objetivo incentivar a observação para a composição urbanística da região por meio de registros fotográficos da diversidade e da pluralidade arquitetônica residencial da Pampulha. As imagens selecionadas criam uma imersão no território com abordagens diversas sobre o espaço urbanístico da Pampulha e sua ocupação, organizadas nesta mostra em quatro percursos: o estético, o histórico, o social e o afetivo, produzindo uma cartografia coletiva. Alguns participantes resgataram também memórias afetivas, lembranças familiares, marcos da infância e a relação com o seu bairro.