9 October 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte lançou uma cartilha sobre a rica diversidade de aves da Mata Izidora, uma das maiores áreas verdes urbanas de Belo Horizonte, localizada no Bairro Granja Werneck, na região Norte. O material foi produzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com biólogos, pesquisadores e com o Movimento Mata Izidora. Além da cartilha física, o conteúdo pode ser acessado neste link.
Refúgio para a avifauna, a área de 10 km² conta com mais de 160 espécies já registradas, entre elas aves emblemáticas como o martim-pescador-grande, o gavião-de-cauda-curta, o pica-pau-de-banda-branca, a maria-faceira e a jacupemba. Outras são raras em áreas urbanas, como o cisqueiro-do-rio e o caneleiro-preto, e mesmo ameaçadas de extinção, como o cuitelão – símbolo do movimento de proteção.
O material didático conta ainda com informações sobre a mata e QR Code para acesso virtual ao canto das aves, e será distribuído em ações de educação ambiental. O Movimento Parque Izidora promoverá ações em parceria com o projeto Escola Verde, da SMMA, ao longo dos próximos meses. “Essa parceria é fundamental para a preservação da biodiversidade da capital mineira representada pela Mata Izidora”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto.
O biólogo Tulaci Bhakti, coordenador de conteúdo da cartilha, destaca que a riqueza natural da área localizada entre os biomas cerrado e mata atlântica, incluindo nascentes, reflete-se numa grande biodiversidade, com espécies endêmicas de aves. O local recebe periodicamente atividades de avistamento de aves, prática em expansão no país por meio do turismo ecológico e ciência-cidadã em plataformas virtuais colaborativas, como a WikiAves e eBird.
Neste sábado (11), a Mata Izidora recebe atividade do Global Big Day, evento mundial de observação de aves, incentivado no Brasil pelo Centro Nacional de Pesquisa de Aves (Cemave) do ICMBio, com contribuição à ciência pelas informações levantadas pelos participantes.