Pular para o conteúdo principal

Imagem de seringa e agulha com frasco de vacina contra a gripe. Ao fundo, idosa aguardando a aplicação
Rodrigo Clemente/PBH

Campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo são prorrogadas na capital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte prorrogou as campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo até o dia 24 de junho, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Atualmente, a cobertura vacinal está em 40,9% para a gripe, sendo a meta estabelecida de, pelo menos, 90%. Já para o sarampo está em 40%, sendo o índice ideal de 95%.

 

Com a prorrogação, os públicos elegíveis das duas campanhas permanecem os mesmos. Devem se vacinar contra a gripe os idosos de 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas e professores. Além de pessoas com comorbidades e deficiência permanente; forças de segurança, salvamento e armadas e caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

 

No momento da vacinação, as categorias profissionais convocadas devem apresentar documento que comprove a função exercida. Pessoas com comorbidade e deficiência permanente deverão apresentar um laudo ou exame para atestar a condição. As puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

 

 A vacinação contra a gripe acontece em todos os centros de saúde da capital. Para ampliar o acesso, há também pontos drive-thru, que funcionam das 8h às 16h30, e as aplicações são apenas para o público adulto. Foram disponibilizados, também, pontos extras e shoppings e o horário de funcionamento varia de acordo com cada local. Os endereços podem ser verificados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Já contra o sarampo, devem se vacinar, exclusivamente, os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Vale reforçar que o imunizante é contraindicado para gestantes, crianças menores de seis meses de idade, pessoas com histórico de anafilaxia (reação de hipersensibilidade) à dose anterior da vacina e pessoas imunossuprimidas.

 

A vacinação contra o sarampo ocorre somente em centros de saúde espalhados pelas nove regionais de Belo Horizonte. Os endereços, assim como o horário de funcionamento de cada unidade, podem ser conferidos neste link.