Pular para o conteúdo principal

Cães resgatados pela Guarda Municipal podem ser adotados, neste sábado (17)
Divulgação/PBH

Cães resgatados pela Guarda Municipal podem ser adotados, neste sábado (17)

criado em - atualizado em

Os cães, vítimas de maus tratos ou em sofrimento, resgatados pela Guarda Municipal de Belo Horizonte nos logradouros públicos, poderão ser adotados neste sábado (17), no shopping Del Rey. Das 13h às 16h, a Feira de Adoção, ficará aberta na área de estacionamento com 20 pets, entre filhotes e adultos. A iniciativa com a temática "Mães de Pets", alusiva a data comemorativa do dia das mães, é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a OSC Bicho Loko. 

Os animais serão entregues aos adotantes já vacinados, vermifugados e submetidos a exames de Leishmaniose. O tutor de um filhote (com idade até dois anos) receberá um documento que lhe faculta a vacinação da segunda dose da vacina polivalente no Centro de Controle de Zoonoses.

Desde setembro do ano passado, início da parceria da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte com a OSC Bicho Loko, foram realizadas três edições do evento. Além dos animais recolhidos pela Guarda, na feira também estarão outros cães resgatados nas ruas em situações vulneráveis pela OSC. 

Além da Feira, outros meios de livre acesso para as pessoas interessadas em adotar um pet são o Programa Adota BH e OSC Bicho Loko.

Ação da Guarda

O Departamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal executa ações rotineiras de resgate de animais nos logradouros e equipamentos públicos, residências, entre outros. No ano passado foram resgatados 120 cães e neste ano, até momento, já são 70.

Segundo Crislem, supervisor do Departamento de Meio Ambiente, a atuação da Guarda, em proteção a flora ou assistência a fauna, contribui para salvar a vida de animais de várias espécies. “Fomentar a proteção da fauna com a realização de eventos de adoções responsáveis de animais é um exemplo de sucesso da parceria do poder público municipal e a sociedade civil em proteção a fauna” diz. O supervisor ressalta que os animais assistidos passam por tratamento veterinário nas universidades parceiras, dentre elas Faculdade Arnaldo, UFMG e UNIBH, ou ainda clínicas veterinárias conveniadas, além de contar com apoio das OSC de proteção aos animais. 

O cidadão que se deparar com animais em flagrante de maus-tratos ou em sofrimento sem tutores nos logradouros públicos, ou espécies silvestres feridas, devem comunicar a ocorrência aos órgãos de segurança pública dentre eles a Guarda Civil Municipal. As denúncias sobre essa situação devem ser enviadas pelos canais de comunicação da Prefeitura com a comunidade: telefone 156, portal de serviços e app PBH.