Pular para o conteúdo principal

Blocos e escolas de samba de BH plantam 100 mudas para formar minifloresta
Foto: PBH/Divulgação

Blocos e escolas de samba de BH plantam 100 mudas para formar minifloresta

criado em - atualizado em

Representantes de blocos de rua, blocos caricatos e escolas de samba do Carnaval de Belo Horizonte realizam, neste sábado (24), a partir das 10h, o plantio de 100 mudas de árvores para a formação de uma minifloresta urbana no bairro Santana do Cafezal, na região Centro-Sul da capital. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Belotur, os blocos e as escolas de samba.

 

O plantio, que acontecerá próximo à Praça de Eventos Vila Cafezal (Rua Oliem Bonfim Guimarães, 70), faz parte das políticas de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para fortalecer o ecossistema nos grandes espaços urbanos.

 

Serão plantadas mudas de espécies como pata-de-vaca, chuva-de-ouro (ou canafístula), sibipiruna, mulungu (ou candelabro) e ipê-branco. Quando adultas, essas árvores poderão alcançar alturas entre 5 e 17 metros.

 

Para o secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, José Reis, o plantio demonstra o comprometimento da Prefeitura e dos organizadores do Carnaval em fazer da capital uma cidade mais verde. “Esta é uma ação de grande importância, na medida em que mostra o compromisso não somente da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Belotur, mas também dos próprios blocos e escolas de samba, que são os que fazem propriamente o Carnaval de BH, com a missão de tornar BH uma cidade mais sustentável. O plantio de árvores é fundamental para combatermos os impactos das mudanças climáticas, que já estamos sentindo, como nas ondas de calor que vivemos no ano passado", comenta José Reis.

 

Na avaliação do presidente da Belotur, Gilberto Castro, a iniciativa mostra que o Carnaval de BH vai além do sucesso de público e econômico. “O Carnaval de Belo Horizonte 2024 foi histórico, batendo recorde em todos os índices. Um grande momento para a nossa cidade, que envolveu milhares de pessoas e movimentou a economia, gerando emprego e renda para o município. Mas, para além dessas questões, também é importante pensarmos em como podemos tornar essa comemoração mais sustentável. Ao fazermos essa ação de plantio de mudas com os atores do Carnaval de Belo Horizonte, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente e ajudando a compensar a quantidade de resíduos gerados durante as festividades”, afirma Gilberto Castro.

 

Participantes

 

Blocos: Bloco Esperando o Metrô, Bloco Miami Beat BH, Bloco de Belô, Bloco das Novinhas Ousadas, Bloco do Pescoção, Cefet Com Banana, Bloco do Mamá, Bloco Canto da Cidade, Bloco da Língua, Filhos da Puc MG, Angola Janga, Bloco do Padreco, Bloco Tamborins Tantãs, Faraó, Qui Samba é Esse?, Bloco Daquele Jeito, Bloco Maçã do Amor, Bloco Minas com Bahia, Bloco Maria Pretinha, Tapa de Mina, Bloco Lá Vem o Negão, Bloco Hélice, Bloco Cavalo Marinho de Beagá, Bloco Filhos de Afonjá, Conexão Afro Beat, Carna Flora, Bloco Circuladô, Bloco Como te Lhama?, Bloco Ziguiriguidum, Bloco da Insanidade, Tchanzinho Zona Norte, Unidos da Estrela da Morte, Bloco Micareteiros, Flor e Amar, Chama Que Vem, Alforriado Matias, Bloco Tropicalize, Xô Preconceito, Meu nome é Felicidade, Carnafate, Bloco do Vintão, Asa de Banana, As Charangueiras, Baião de Rua, Sexta, Ninguém Sabe?, Bloco do Bigode, Bloco Micareta do Me Gusta, Bloco Ordinários, Granadas de Alegria , Bloco Nada Santa , Garota eu vou pro Califórnia, Mais Feliz que Pinto no Lixo, Tá Caindo Fulô, Bloco Demorô, Alcova Libertina, Bloco do Odilara, Batuque Coletivo, Abalô-caxi, Bloco Belô Afrô, Andacunfé, Bloco Cheias de Manias, Bloco Emoriô, Trema na Linguiça , Bloco Samba, Bobagem e Cerveja, Gremio Recreativo Bloco Caricato Bacharéis do Samba e Inimigos do Fim.

 

Escolas de samba: Imperatriz de Venda Nova e Imperavi de Ouros.