Pular para o conteúdo principal

Mudas nativas serão plantadas no bairro Havaí neste sábado (7)
Divulgação/PBH

Mudas nativas serão plantadas no bairro Havaí neste sábado (7)

criado em - atualizado em

Será realizado no próximo sábado (5), o plantio de 80 mudas nativas no entorno de uma nascente em área de preservação permanente no bairro Havaí, região Oeste de Belo Horizonte. A ação acontece a partir das 9h, na rua da Represa, 115, bairro Havaí.

Entre as mudas que serão plantadas, com altura superior a 2,5 metros, estão espécies de paineira, jatobá, guanandi, canafístula, pau-formiga, aroeira pimenteira e embaúba. O plantio de espécies nativas para recomposição da cobertura vegetal colabora com a recuperação da nascente e com a área de recarga hídrica.

O plantio integra o programa Renascente da PBH, iniciativa que tem como objetivo a recuperação ambiental das áreas de nascentes, com a recomposição da cobertura vegetal nativa, proteção dos solos, ações de Educação Ambiental e mobilização comunitária.

“Essa preservação e recuperação dos corpos hídricos é fundamental para a manutenção das bacias hidrográficas do município, os
serviços ecossistêmicos e a manutenção de habitats para a fauna”, destaca Caroline Craveiro, gerente de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O plantio segue normativas do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e será realizado por meio de compensação ambiental, com o empreendedor envolvido estando responsável pela manutenção das árvores durante o período de seis meses.

A ação também conta com apoio da Diretoria de Educação Ambiental por meio de ações de mobilização social junto à comunidade local e às escolas da região. Além disso, são realizadas atividades contínuas de educação ambiental no CEMAR (Centro Municipal de Educação Ambiental e Agroecologia), disponíveis para toda a população do entorno.