Pular para o conteúdo principal

Mudas cultivadas no Jardim Botânico são utilizadas em áreas verdes de BH
Suziane Brugnara/PBH

Mudas cultivadas no Jardim Botânico são utilizadas em áreas verdes de BH

criado em - atualizado em

Cerca de 150 mil mudas foram cultivadas nos viveiros do Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte em 2025 e distribuídas para áreas verdes da cidade. São mudas de espécies variadas, como plantas ornamentais, arbóreas, medicinais e palmeiras, destinadas para parques, praças, jardins de chuva, escolas municipais, centros de saúde e ainda para a manutenção dos históricos jardins de Burle Marx. Entre as espécies distribuídas, 90% foram de plantas ornamentais, como grama amendoim, iresine, barba-de-serpente, íris-amarela, camarão azul, agapanto e estrela-do-egito. 

As mudas são cultivadas com o uso de um composto orgânico de excelente qualidade produzido na própria Fundação. O material é obtido pela decomposição de resíduos de podas de grama e de galhos, recolhimento de folhas secas e de restos de capina. O comporto orgânico é formado também pelo esterco de animais herbívoros, como de elefante, cervos e capivaras, que vivem no Jardim Zoológico de Belo Horizonte. 

No caso dos hipopótamos, porém, o reaproveitamento acontece de outra forma.  Como esses animais costumam defecar dentro dos tanques de água onde passam a maior parte do tempo, a coleta direta do resíduo sólido se torna inviável. Por isso, a ideia foi aproveitar a água com os dejetos diluídos para irrigar um terreno de 2.500 m² localizado na Área de Produção de Alimentos da Assessoria de Nutrição do Jardim Zoológico.

O engenheiro ambiental do Jardim Botânico, Welber Frank disse que o objetivo principal da produção do composto orgânico é dar uma destinação ambientalmente mais adequada para os resíduos.  “Com a produção do composto, reduzimos o envio desse material orgânico para aterros sanitários. Além disso, diminuímos a necessidade de compra de produtos industriais, como fertilizantes, e ainda geramos um composto orgânico rico em nutrientes essencial para a nossa produção de mudas”. 

O que é a compostagem? 

A compostagem é um processo de decomposição de resíduos orgânicos de origem animal e vegetal realizado pela ação de micro-organismos, como bactérias e fungos. Como resultado deste processo, obtém-se o composto orgânico, usado como fonte de nutrientes para o cultivo de plantas. Além de enriquecer o solo, o composto melhora a estrutura, ajuda a reduzir a incidência de doenças nas plantas, contribui para manter estáveis a temperatura e os níveis de acidez do solo (pH) e ainda possibilita a redução de gastos com transporte e destinação do lixo orgânico.