Pular para o conteúdo principal

Bibliotecários tomam posse na Secretaria Municipal de Educação
Foto: Ricardo Miranda/PBH

Bibliotecários tomam posse na Secretaria Municipal de Educação

criado em - atualizado em

Os dez primeiros candidatos do concurso de Bibliotecário Escolar Pleno tomaram posse na Secretaria Municipal de Educação nesta quarta-feira (5). As provas foram realizadas no dia 20 de fevereiro de 2022 e, ao total, foram aprovados 263 bibliotecários que irão tomar posse gradativamente.

Os dez primeiros nomeados compareceram na Gerência de Quadro de Pessoal, da Diretoria de Recursos Humanos(GEQPE/DRHU-ED), para escolha de vagas na data e horário previstos no cronograma divulgado, independente de terem ou não tomado posse.

A Secretária de Educação  Ângela Dalben participou da cerimônia de posse  e ressaltou que formar bons leitores é o papel da escola e que a leitura é a chave da inserção e inclusão social, abrindo portas para um processo de escolarização exitoso. “Biblioteca é o espaço do conhecimento e no mundo contemporâneo o conhecimento está nos livros, nos tablets, nos materiais didáticos e nos sites digitais. A Biblioteca Escolar precisa acompanhar os novos tempos e as novas demandas por conhecimentos que estão disseminados em todo tempo e lugar”, completou Ângela.

Os nomeados tomaram posse e ficarão em um treinamento por um mês, coordenado pela equipe de Bibliotecários Escolares Sênior, sob a orientação do gerente de bibliotecas Ricardo Miranda. Nesse treinamento, serão apresentadas as atribuições aos novos integrantes e debatidos os novos desafios e tempos para a educação.

Os bibliotecários irão definir o projeto “Biblioteca: espaço do conhecimento”, que acrescenta uma série de propostas para além da biblioteca escolar tradicional, como: trabalhar a produção de novos conhecimentos com os usuários; contribuir na formação da cidadania consciente; orientar a organização e registro de toda materialidade e recursos tecnológicos; e promover e ampliar o atendimento da comunidade extramuros e qualificação dos serviços e produtos ofertados.

Por fim, os novos bibliotecários irão discutir como implantar e prosperar o “Biblioteca: espaço do conhecimento” nas escolas e, ao final do mês, serão enviados para todas as regionais da Rede Municipal de Educação. A ideia é que cada candidato aprovado no concurso esteja alocado em uma escola de Ensino Fundamental da Rede.