2 Fevereiro 2023 -
No próximo sábado (4), a Prefeitura de Belo Horizonte realiza uma programação especial para celebrar os 32 anos da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil da capital (BPIJ-BH). Haverá narração de histórias, lançamento de livro, oficina de formação e a exposição “Traçado na Memória”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e toda a programação é gratuita, sem necessidade de inscrições prévias. Todas as atrações podem ser conferidas no Portal Belo Horizonte.
Neste ano, a comemoração acontecerá no sábado, dia da semana em que a biblioteca desenvolve atividades contínuas de promoção da leitura e da escrita, voltadas para as crianças, incluindo os bebês e seus famílias. Ao completar 32 anos, a BPIJ-BH mostra a potência deste equipamento cultural que reúne vários campos de atuação: incentivo à leitura e escrita, valorização da literatura e espaço de formação para profissionais que atuam na área da leitura, literatura, livro e bibliotecas.
A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a importância do equipamento cultural para a cidade. "A BPIJ-BH integra a Rede de Bibliotecas mantida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. São 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. Trata-se de uma iniciativa inestimável que transformou a BPIJ-BH em uma importante referência no atendimento às crianças, adolescentes e jovens, sendo pioneira no estado de Minas Gerais", comemora.
“É com muita alegria que celebramos o aniversário, em um sábado com atividades especiais. Além de valorizar o incentivo à leitura e a valorização da literatura, a programação comemorativa é composta por pessoas que fizeram parte da história da biblioteca, tanto leitores e leitoras, quanto profissionais que atuam no setor, dando visibilidade aos vínculos afetivos criados entre os livros, as pessoas, a literatura e a biblioteca", destaca.
Atendimentos
Em março de 2022, a biblioteca retomou o atendimento presencial realizando 215 atividades entre exposições, saraus, lançamento de livros, oficinas literárias e palestras, alcançando cerca de 3 mil pessoas. Apenas no ano passado, foram realizados em torno de 3,2 mil empréstimos de livros e gibis e 10 encontros com a sociedade civil para debates em torno da programação, política pública de leitura, literatura, livro e biblioteca da cidade.
A coordenadora da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, Daniela Figueiredo, destaca que a biblioteca buscou ao longo da sua história qualificar o acervo direcionado a crianças, adolescentes e jovens, acompanhando a evolução do mercado editorial. “Ao longo de sua história, a BPIJ-BH visou também diversificar a oferta de atividades em sua programação mensal, tendo como eixo central o incentivo à leitura e à escrita e a valorização da literatura, assim como a possibilidade de diálogo com outras linguagens artísticas, incluindo saraus, narrações de histórias, oficinas de escrita criativa, rodas e clubes de leitura, além de atividades formativas para profissionais que atuam no setor. Um dos desafios que temos priorizado para 2023 é fortalecer a programação da biblioteca tendo como norte a cultura inclusiva, de modo a garantir a acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência ", ressalta Daniela Figueiredo.
Sobre a biblioteca
A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) foi criada em fevereiro de 1991. Ao longo dos anos, este espaço se consolidou como referência em biblioteca pública infantil e juvenil, bem como no atendimento ao público em geral, além de ser local de referência para pesquisadores em literatura, educação, artes e outros. Atualmente, a biblioteca funciona dentro do Centro de Referência da Juventude (CRJ), que fica na Zona Cultural Praça da Estação.
SERVIÇO
32 anos da BPIJBH
Data: 4 de fevereiro, de 10h às 16h
Local: Biblioteca pública infantil e juvenil de Belo
Horizonte (Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30160-000)
Classificação: livre
Programação:
10h às 11h - “Manhã Encantada Comemorativa”, com Cia Pé-de-moleque
11h15 às 12h - Lançamento do livro “Quero te
contar uma coisa…” de Rosi Amaral
12h às 14h - Horário de almoço
14h às 16h - “Minha história conta a nossa: como
lemos em Belo Horizonte”, com Cleide Fernandes e Fabíola Farias