Pular para o conteúdo principal

O vice-prefeito, Paulo Lamac, e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Mario Werneck, posam para foto segurando quadro de honra.

BH recebe prêmio de reconhecimento internacional por sustentabilidade

24/09/2018 | 18:35 | atualizado em 05/11/2018 | 09:27

 

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu nesta segunda-feira, dia 24, o prêmio Desafio das Cidades pelo Planeta no Brasil. A cidade demonstrou novamente papel de destaque e exemplo em políticas por um futuro de baixo carbono. O prêmio foi entregue durante um almoço de trabalho promovido pelo ICLEI América do Sul ao vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac. A premiação faz parte de uma agenda de trabalho do ICLEI América do Sul em Belo Horizonte.
 

Nesta terça-feira, dia 25, acontece o workshop Acelerando a Ação Climática em Cidades Brasileiras, organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo ICLEI e que acontece no âmbito da segunda fase do projeto Urban LEDs. A ação visa identificar estruturas existentes e barreiras para acelerar o financiamento de medidas de baixo carbono e resiliência na capital. O evento também procura articular, com base nas necessidades, fontes de financiamento adequadas ao contexto local.
 

O o vice-prefeito destacou o empenho de Belo Horizonte em contribuir na preservação do planeta. “Pela quarta vez consecutiva, BH recebeu a premiação do Dia do Planeta, concedida pela WWF, uma entidade de indiscutível relevância global nas questões ambientais. Essa premiação vem demonstrar que seguimos no caminho de ser referência, ponta, no que diz respeito à politicas ambientais, não só em Minas ou no Brasil, mas em todo mundo”, afirmou de Belo Horizonte, Paulo Lamac.
 

O Desafio das Cidades é promovido pelo WWF Brasil e ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). Belo Horizonte concorreu com municípios como Campinas, Curitiba, Joinville, Londrina, Niterói, Recife, São José dos Campos, Sorocaba e as finalistas Betim e Fortaleza.
 

O secretário de meio ambiente, Mário Werneck, reforçou a credibilidade de Belo Horizonte no assunto frente a tantas cidades. “Estamos mantendo um padrão de qualidade para Belo Horizonte dentro de uma realidade do mundo. A diminuição de carbono, o aumento de áreas verdes, a discussão de mecanismo mais moderno em relação à qualidade de vida do povo de Belo Horizonte está sempre em pauta e sendo colocado em ação dentro das possibilidades”, disse Werneck.
 

Durante a primeira fase do Urban-LEDS, entre 2012 e 2016, a Prefeitura de Belo Horizonte, com o apoio técnico do ICLEI América do Sul, disseminou boas práticas nacional e internacionalmente por meio de estudos de caso, sediando a 1ª Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas, em 2014; e ainda participando nas Conferências das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COPs) em 2012, 2014 e 2015, quando apresentou o Plano Municipal de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa, o PREGEE . Vale destacar que, ao final da 1ª fase do Urban-LEDS foi instalada uma mini-usina fotovoltaica no Centro de Educação Ambiental do PROPAM que, além de gerar uma enorme economia nas contas de luz da edificação, tem servido para disseminar junto aos visitantes, muitos dos quais estudantes da rede pública de ensino, a importância do investimento em fontes renováveis de energia para um futuro ambientalmente mais seguro para todos.  

 

Confirma a programação:

Programação Workshop Técnico

9h - Recepção

9h45 – Apresentação do Projeto Urban Leds

10h – Apresentação do Workshop Nacional

10h20 – Revisão das estratégias da Fase I

11h – Intervalo

11h15 – Priorização de estratégias

12h10 – Almoço

13h30 – Identificação de estruturas existentes

14h10 – Identificação das necessidades para desenvolvimento

15h – Levantamento de dificuldades externas

15h45 – Intervalo

16h – Levantamento de ações para reverter o quadro de dificuldades (interno e externo)

16h55 – Avaliação de atividades

17h05 – Próximos passos e encerramentos


Últimas Notícias

Realização do evento cultura Sound System Circuito em Casa reúne 20 atrações culturais em uma semana

O Circuito encerra a sua programação de julho e já inicia a de agosto com 20 diferentes atrações.

27/07/2020 | 17:32
Informações sobre a Covid-19 Mais de 3,5 mil pessoas são abordadas desde a lei que obriga o uso de máscaras

Entre os cidadãos abordados, 1.606 estavam devidamente equipados e outros 1.925 estavam em desacordo com a legislação.

21/07/2020 | 14:48