26 Abril 2022 -
Como parte da adesão à campanha global Race to Zero, representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte participam de um workshop promovido em parceria com o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS) para suporte técnico na meta de redução da emissão de combustíveis fósseis. A iniciativa pretende fazer com que o município reduza, na sua totalidade, a presença dos gases de efeito estufa até o ano de 2050. Em Minas Gerais, apenas a capital e o município de Ipojuca participam da agenda.
Para permitir que os municípios alcancem as metas, estão sendo realizados encontros para troca de experiências. Nos encontros, o governo do Reino Unido compartilha a estratégia adotada para que o país conseguisse zerar as emissões. A partir disso, as partes envolvidas poderão desenvolver o plano de ações com análise dos resultados.
Nacionalmente reconhecida pelo protagonismo em políticas climáticas, Belo Horizonte já conta com um Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) atualizado, com o instrumento de análise de riscos e vulnerabilidade climática, além de toda a base diagnóstica do consumo de energia e recursos hídricos da cidade. O Plano de redução das emissões de GEE (PREGEE) também foi revisado, para acompanhar as demais ferramentas na mitigação das emissões.
Além disso, o município contará com um Plano Local de Ação Climática (PLAC). Elaborado pelo International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI) - Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com o Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE), o documento será outro instrumento para o planejamento, acompanhamento e monitoramento de ações que visam à mitigação dos efeitos negativos do aquecimento global no município.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente Mário Werneck, as estratégias de mobilização e elaboração dos cenários futuros de emissões de GEE apresentam um reforço no pioneirismo já existente em Belo Horizonte: “Em todos os lugares aonde vamos para tratar deste assunto, Belo Horizonte é citado como um caso de sucesso no enfrentamento às mudanças climáticas. Somos uma das únicas capitais com um aparato tão completo de estudos em torno da pauta e, neste sentido, já estamos deixando um legado que é fruto dos esforços desdobrados para cercar a problemática da emissão de combustíveis fósseis. Belo Horizonte é a nossa casa, precisamos cuidar dela da melhor maneira para que outras gerações possam desfrutar de seus recursos com qualidade e sustentabilidade”, afirma.
Race to Zero
A campanha reúne governos, empresas e instituições que se comprometem a promover uma recuperação global sustentável, resiliente e com zero emissão líquida de carbono até 2050, organizada pelo Secretariado de Mudanças Climáticas das Nações Unidas. Até o momento, a campanha reúne 454 cidades, 1.397 empresas, 74 dos maiores investidores e 569 universidades, 50% do PIB mundial e 2,6 bilhões de pessoas. No Brasil, além de Belo Horizonte, já aderiram à campanha as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Salvador, Ouro Preto, entre outras.