Pular para o conteúdo principal

BH participa de Seminário Nacional das Gestoras e Gestores de Juventude

BH participa de Seminário Nacional das Gestoras e Gestores de Juventude

criado em - atualizado em

Belo Horizonte marcou presença no Seminário Nacional das Gestoras e Gestores de Juventude, que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, como cidade convidada. Promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), o encontro reuniu, nos dias 30 e 31 de março, cerca de 100 gestores municipais e estaduais.

 

O evento teve como centro a retomada das discussões sobre as políticas públicas de juventude, incluindo o Plano Decenal das Juventudes, o protagonismo da política, o orçamento para as políticas de juventudes, além da experiência das ações executadas nos municípios e estados.

 

A diretora de Política para as Juventudes da Prefeitura de BH, Aiezha Martins, representou Belo Horizonte, junto com a gerente do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), Paola Abreu. A diretora destaca a importância da realização do encontro como estratégia de fortalecimento das políticas para as juventudes no âmbito nacional e municipal.

 

“Demarcar o retorno da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), trazendo para nós que fazemos a gestão em âmbito municipal a perspectiva de que teremos a partir deste ano um norteador fortalecido no âmbito federal, que vai trabalhar nas diretrizes e movimentar discussões e encontros, bem como a retomada da Conferência Nacional das Juventudes em dezembro,” ressalta.

 

Também estiveram presentes no evento o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e o secretário Nacional das Juventudes, Ronald Sorriso.

 

Na oportunidade, as gestoras da Prefeitura de Belo Horizonte apresentaram os programas e projetos que estruturam as ofertas das políticas públicas para as juventudes de BH, como o programa Meio Passe Estudantil, o apoio do executivo ao Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE) e o Centro de Referência das Juventudes (CRJ), equipamento inovador o qual chama a atenção no Brasil pelo ineditismo quanto à gestão participativa com as juventudes e ocupação do espaço a partir de projetos propostos pelos próprios jovens.

 

Também foi apresentado no encontro o Plano Municipal de Prevenção à Letalidade Juvenil, plano decenal com validade até 2032. O Plano é uma inovação que Belo Horizonte e propõe um trabalho intersetorial entre Prefeitura de Belo Horizonte e sociedade civil.