Pular para o conteúdo principal

Mais de dez alunos con trajes de festa junina se organizem em frente a palco para se apresentarem. Ao lado, professora e ao fundo, os Dizeres "Xafé com poesia".
Foto: Fabiana Rosa

BH em Pauta: Café com Poesia

criado em - atualizado em
Familiarizar o aluno com a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas, bem como envolver as famílias e a comunidade nos eventos escolares são alguns dos objetivos do projeto literário Café com Poesia, lançado pela Escola Municipal Francisca de Paula, na região oeste de Belo Horizonte.
 

Em uma quadra recheada de arte e literatura, a primeira edição aconteceu no dia 14 passado, com apresentações artísticas de obras literárias de autores brasileiros renomados, por alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Broa de fubá, biscoitos, bolo de chocolate e até rapadura marcaram o lanche regado a um bom café e sucos diversos.
 

A proposta surgiu por acreditar-se que o estudo da poesia pode servir de estímulo para a leitura e escrita, principalmente para as crianças que se encontram em idade oportuna para adquirir o conhecimento de forma lúdica e significativa.
 

Idealizadora do projeto, a coordenadora pedagógica Cynthia Alves explica que as escolas precisam inovar nos métodos. “Não dá para ficar no arroz com feijão dentro das salas de aula. Precisamos despertar o interesse dos alunos para a leitura, e é de conhecimento de todos a importância que ela tem para o desenvolvimento culto das pessoas. Pensando no encantamento que a poesia nos proporciona é que buscamos, através dessa atividade, proporcionar às crianças e famílias envolvidas toda essa magia.”
 

O diretor da Escola Francisca de Paula, Lindomar Silva, comemora a iniciativa e o sucesso do lançamento: “Este encontro é muito importante, tendo em vista o eixo da própria secretaria de educação, que é leitura em conexões. Queremos fazer esta conexão com os pais, alunos e professores, procurando trabalhar a leitura nas diversas linguagens. Hoje apostamos na poesia acompanhada de um bom café, que, segundo os pais, estava delicioso. Muitos pais nos procuraram para parabenizar e agradecer, isso é tudo que a gente espera e acredita.”
 


Desenvolvimento


Em cada edição, cada turma elege um poeta brasileiro para ter a história e a obra estudadas. Com os autores escolhidos em mãos, em sala de aula, os professores motivam e mediam os alunos a trabalharem os poemas que mais gostaram. Então, os estudantes desenvolvem apresentações artísticas para o auditório cultural exibido às famílias e à comunidade.
 

O projeto será promovido três vezes ao ano e, a cada edição, diferentes ciclos se apresentam. “Foi lindo e muito emocionante. Não segurei minhas lágrimas e já estou ansiosa pela próximo”, aprovou Iara Rodrigues, enfermeira e mãe de Kétlen Rodrigues, do 4º ano.
 

Os autores trabalhados na primeira edição foram André Neves, Cecília Meireles, Cora Coralina, Patativa do Assaré, Sérgio Caparelli e Vinícius de Moraes. A próxima edição está prevista para Setembro de 2017.
27-06-17-Café com poesia.E.M Francisca de Paula.Fotos: Fabiana Rosa/PBH