21 Maio 2026 -
A Prefeitura de Belo Horizonte passou a integrar oficialmente a Rede Nacional de Integridade Pública, iniciativa coordenada pela Controladoria-Geral da União (CGU) para fortalecer a cultura de integridade, transparência e governança em todo o país. Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram os primeiros municípios brasileiros a formalizar adesão à Rede.
A assinatura foi realizada nesta quarta-feira (20), durante o evento “Conquistas e Caminhos: O Impacto dos 3 Anos do SITAI”, promovido pela Secretaria de Integridade Pública da CGU, em Brasília. A capital mineira foi representada pelo controlador-geral do Município de Belo Horizonte e presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz.
O evento reuniu autoridades e especialistas de diferentes esferas da administração pública para discutir os avanços e desafios da implementação de políticas de integridade no Brasil. A programação também marcou a assinatura da portaria que institui oficialmente a Rede Nacional de Integridade Pública.
Durante painel sobre os desafios da implementação da integridade pública na União, estados e municípios, Leonardo Ferraz destacou a importância de fortalecer políticas públicas voltadas à prevenção e à melhoria da gestão, com foco em resultados concretos para a população. “Precisamos ampliar o debate sobre integridade para além da responsabilização. É necessário compreender as causas dos problemas enfrentados pela administração pública e atuar para melhorar a entrega das políticas públicas à sociedade”, disse.
A Rede Nacional de Integridade Pública foi criada como um espaço permanente de articulação entre União, estados, Distrito Federal e municípios, com o objetivo de promover integração, aprendizado mútuo e compartilhamento de boas práticas voltadas ao fortalecimento da integridade pública.
Para a Controladoria-Geral do Município, a adesão reforça o compromisso de Belo Horizonte com uma gestão pública ética, transparente e inovadora, alinhada às melhores práticas nacionais de governança e controle interno.
Também participaram do painel o vice-presidente do Conaci, Paulo Farias, o secretário municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados do Rio de Janeiro, Rodrigo Henrique Luiz Corrêa, e a chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério das Cidades, Fabiana Vieira. A mediação foi conduzida pela secretária de Integridade Pública da CGU, Patrícia Alvares.
