Pular para o conteúdo principal

BH é a mais nova integrante da Rede Colaborativa de Cidades Inteligentes
Divulgação/PBH

BH é a mais nova integrante da Rede Colaborativa de Cidades Inteligentes

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte aderiu a Rede Cidades Possíveis (City Possible) nesta quarta-feira (8) durante o Smart City Expo, que acontece Barcelona, na Espanha. BH passa a fazer parte da iniciativa, que busca apoiar os municípios para se tornarem mais eficientes, inclusivos e sustentáveis, estabelecendo um novo modelo de inovação urbana. A iniciativa é uma parceria da Mastercard.  

A rede possui mais de 340 cidades em todo o mundo, com foco no intercâmbio de experiências e conhecimentos ligados a cidades inteligentes. No Brasil já são mais de 20 cidades e no exterior a rede conta com participantes como Los Angeles, Dublin, Dubai e Melbourne. A rede também congrega outras lideranças do setor privado e importantes instituições acadêmicas, como a Universidade de Harvard, para ajudar a resolver os desafios enfrentados pelas cidades.

“Este programa vai conectar Belo Horizonte com grandes cidades de todo o mundo, permitindo a troca experiências e também conhecer soluções inovadoras para as diferentes questões urbanas. Afinal, num mundo cada vez mais tecnológico, vivemos problemas semelhantes em diferentes maneiras, dependendo do contexto de cada cidade e do seu país de origem. De maneira semelhante também podemos conhecer soluções, através do compartilhamento de ideias e inovações”, comenta o diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte, e coordenador do Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente (BHCI) responsável por diversas iniciativas  envolvendo todos os órgãos da PBH, tendo como premissas ações de inovação e modernização para a capital. “Queremos fortalecer e ampliar ações da Prefeitura, sempre tendo como modelo o desenvolvimento cada vez mais inclusivo e sustentável”, conclui Jean, que representou o prefeito Fuad Noman, juntamente com secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Chyara Sales, e do chefe de Gabinete do prefeito, Daniel Messias.

Contribuições da capital

Belo Horizonte é a 4º cidade mais inteligente do país e a 2º cidade da Região Sudeste, segundo o ranking Connected Smart Cities 2023.

A capital é a primeira do país com internet gratuita e de qualidade em todas as vilas e favelas da cidade, beneficiando cerca de 400 mil moradores dessas localidades. São mais de 3.700 pontos de Wi-Fi gratuitos espalhados pela cidade, 2.125 destes em vilas e favelas, incluindo em espaços e equipamentos públicos como escolas, praças e em todas as estações do MOVE. Todo esse processo acompanha também as ações de capacitação da população, com a certificação de 10 mil pessoas em vários cursos de TIC, abrindo espaço para o letramento digital, redução de desigualdades, a geração de renda e ingresso no mercado de trabalho. Outras iniciativas inovadoras da cidade também incrementam as entregas, como o lançamento do BHLab e o salto em transformação digital promovido pela Prefeitura nos últimos anos, oferecendo atualmente mais de 900 serviços on-line à disposição do cidadão.