Pular para o conteúdo principal

Belotur recebe visita técnica de alunos do curso de Turismo da UFMG

Belotur recebe visita técnica de alunos do curso de Turismo da UFMG

criado em - atualizado em

A Belotur recebeu durante o mês de setembro diversas turmas do curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para uma série de visitas técnicas na sede da empresa municipal. O intuito das atividades foi apresentar para os alunos os processos de trabalho de um órgão público de turismo, além de compartilhar informações históricas de diversos territórios turísticos da cidade. 

Nesta última visita técnica, realizada na quinta-feira (28), foram compartilhados com os alunos os dados do Observatório do Turismo de Belo Horizonte acerca da economia do setor sob a perspectiva dos trabalhos desenvolvidos pela Belotur. Neste encontro, foi apresentado desde a coleta de dados à análise e aplicação dos estudos sobre a atividade turística na capital mineira. Um dos exemplos mostrados foi o monitoramento dos indicadores de emprego e renda no setor. Todo o material pode ser acessado na página da Prefeitura de Belo Horizonte. A divulgação dos dados e estudos também está entre os objetivos da empresa municipal de atender aos diversos atores do setor turístico, abrangendo diversas áreas, como a produção acadêmica. 

Nas outras visitas realizadas no mês de setembro, as turmas puderam conhecer mais sobre os pontos turísticos de Belo Horizonte como o Complexo Moderno da Pampulha, praças, mirantes, museus, mercados, entre outros locais de importância histórica para a capital, com destaque para a arte urbana e a arquitetura do município. Também foram apresentadas as ações de marketing e promoção turística da Belotur, além das iniciativas de incentivo aos grandes eventos da cidade, como as agendas de gastronomia, entretenimento, negócios e tecnologia. 

“É com muita satisfação que recebemos os alunos do curso de Turismo da UFMG na sede da Belotur. Sabemos que a evolução no setor depende de uma constante atualização de todos os profissionais da cadeia produtiva do turismo, sejam os mais experientes ou aqueles que estão iniciando na atividade, com o intuito de garantirmos a boa qualidade dos produtos e serviços ofertados na nossa cidade. Ficamos muito felizes em poder participar do processo de aprendizado desses novos profissionais do setor”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

As visitas técnicas fazem parte do chamamento público publicado pela Belotur no último ano, que convida e credencia instituições de ensino, estudo e pesquisa dispostas a contribuir com soluções para o fortalecimento do turismo da capital mineira. A ideia da empresa municipal é se aproximar, cada vez mais, de universidades e faculdades, estruturando uma política de estímulo à produção acadêmica, provocando debates, discussões em torno de temas de interesse mútuo e que possam contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo e associada, como a gastronomia.