23 October 2026 -
O “Menuuh! Catálogo de Experiências Turísticas de Belo Horizonte” ganhou destaque na programação da 10ª edição da Semana Criativa de Tiradentes, que valoriza a criatividade e a identidade brasileira por meio de debates, painéis e atividades práticas sobre design, artesanato, arquitetura e gastronomia. A Belotur atuou como parceira cultural da iniciativa.
Empreendedores que integram o “Menuuh!”, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, participaram da programação ao longo dos quatro dias de realização do evento, apresentando iniciativas que abrangem gastronomia, artes, bem-estar, autocuidado e atividades infantis. A participação ampliou a visibilidade dos negócios locais e das experiências turísticas da capital mineira em um dos principais eventos do país dedicados à valorização da economia criativa.
Na abertura do evento, o público participou das experiências “Degustação Orientada de Cafés Especiais e Queijos Mineiros” e “O que Minas tem pra Hoje”, conduzidas pelo barista Felipe Brazza, do Amoras Café, e pela a chef Ana Sandim, do Ingrediente da Vez. As atividades proporcionaram uma imersão no universo dos cafés especiais e quitandas, com a descoberta de diferentes perfis e características da bebida. Os dois projetos fazem parte do “Menuuh!”.
Na sequência, a programação contou com uma versão da experiência “Sabores e Saberes Ancestrais: Vivência Gastronômica Afro-brasileira”, realizando a oficina “No meu HD tem Tecnologia Ancestral”, ministrada por Kelma Zenaide, do Território Kitutu de Aquilombamento.
A chef Mariana Gontijo, do restaurante O Roça Grande, levou à Semana Criativa de Tiradentes a oficina “Quitanda Mineira”, compartilhando conhecimentos e tradições que fazem parte da identidade gastronômica de Minas Gerais.
A atividade se conecta à experiência “Oficina de Quitandas e Memórias”, disponível no “Menuuh!”, que convida os participantes a mergulhar na cultura alimentar mineira. A vivência inclui o preparo do tradicional pão de queijo, o resgate de receitas típicas e de saberes transmitidos entre gerações, além da degustação de quitandas fresquinhas acompanhadas de um café tipicamente mineiro.
A empreendedora Danielle Alves, responsável pela Experiência “Pinceladas do Mineirês”, do Tinta La Vida, promoveu uma atividade criativa de pintura em cerâmica, valorizando a cultura e as expressões populares mineiras.
Para fechar a programação, o público do evento participou de uma oficina de bem-estar a céu aberto. O Menuuh! apresentou o projeto 'Respire BH – Meu Momento de Presença', experiência que combina práticas de ioga, técnicas de relaxamento e estímulos sensoriais
Em uma atividade para o público infantil, Gustavo Nébias, que coordena a experiência do “Menuuh!”, “Mundo Mobri - Construa Seu Brinquedo de Papelão”, ensinou as crianças a transformar papelão em brinquedos, unindo criatividade, imaginação e reaproveitamento de materiais. A oficina integra uma iniciativa que ele também desenvolve em Belo Horizonte e que incentiva novas formas de brincar a partir de recursos acessíveis.
“A participação dos empreendedores do “Menuuh!” na Semana Criativa de Tiradentes mostra como estamos ampliando o alcance das Experiências turísticas de Belo Horizonte, levando nossos talentos, saberes e a identidade cultural da cidade a eventos de relevância nacional. Mais do que divulgar produtos e serviços, essas iniciativas apresentam novas formas de conhecer o destino, por meio da gastronomia, da criatividade, das tradições e das histórias de quem vive aqui”, destaca Eduardo Cruvinel, presidente da Belotur.
Ele acrescenta que o “Menuuh!” vem construindo uma trajetória de reconhecimento nacional e internacional, com premiações que reforçam a relevância do projeto. Segundo ele, a participação em eventos como esse amplia as oportunidades de mercado para os empreendedores, fortalece os negócios locais e contribui para consolidar Belo Horizonte como um destino diverso, autêntico e capaz de oferecer experiências turísticas diversificadas.
Semana Criativa de Tiradentes
A Semana Criativa de Tiradentes é um projeto cultural e social realizado na cidade histórica, que busca valorizar os saberes tradicionais e promover o diálogo entre cultura, criatividade e inovação, com destaque para a identidade brasileira.
Ao longo de quatro dias, o público teve acesso a palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas, lançamentos de livros e feiras de design e de pequenos produtores. As atividades abordaram temas como artesanato, design, arquitetura, gastronomia e estilo de vida, aproximando conhecimentos tradicionais de novas formas de criação e expressão.
A 10ª edição contou com a presença de arquitetos, designers, artesãos, artistas, produtores de conteúdo, profissionais da imprensa e representantes de destinos turísticos, entre outros. O encontro favorece a troca de conhecimentos entre diferentes áreas e contribui para dar visibilidade a iniciativas que valorizam a cultura brasileira e movimentam a economia criativa.
Saiba mais sobre a Semana Criativa de Tiradentes acessando o portal do projeto.
Menuuh
Lançado em setembro de 2024 pela Belotur, o “Menuuh!” apresenta uma nova forma de vivenciar Belo Horizonte ao conectar visitantes a vivências gastronômicas, culturais e afetivas por meio de uma curadoria qualificada. Recentemente, o projeto foi ampliado com a inclusão de novas experiências, passando a oferecer 33 opções de atividades para moradores e turistas.
A ação integra o posicionamento de BH como Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco, impulsionando o turismo de experiência e fortalecendo negócios locais.
"A cada ano, a Semana Criativa de Tiradentes ganha espaço importante para a valorização da identidade brasileira, dos saberes tradicionais e da economia criativa, ao promover o encontro entre cultura, design, artesanato, arquitetura e gastronomia. Para os pequenos negócios, participar de um evento dessa relevância, por meio do projeto Menuuh!, ampliou a visibilidade das experiências, favoreceu conexões e abriu oportunidades de mercado", destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
