Pular para o conteúdo principal

BH tem a melhor governança, eficiência fiscal e transparência de Minas Gerais
Foto: Adão de Souza

Belo Horizonte tem a melhor governança, eficiência fiscal e transparência de MG

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte venceu, pelo segundo ano consecutivo, a categoria “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência” da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. 

O prefeito Fuad Nonam participou da solenidade de premiação, realizada na noite dessa quinta-feira (9), quando os ganhadores foram anunciados. Para o gestor, Belo Horizonte tem se tornado uma cidade cada vez mais inclusiva, resiliente e inovadora, com atuação contínua e responsável da administração municipal para responder de maneira eficiente aos desafios vividos no cotidiano. 

“Somos a 4ª cidade mais inteligente do país e a 2ª cidade da Região Sudeste, segundo o ranking Connected Smart Cities 2023, e esses resultados demonstram que o trabalho firme e comprometido dos mais de 40 mil servidores, alinhado à responsabilidade fiscal adotada por nossa gestão, vem transformando e melhorando a vida da população”, disse o prefeito. 

Belo Horizonte foi reconhecida por sua autonomia fiscal, capacidade de investir, dados de transparência e investimento per capita, entre outros indicadores. Programas implementados pela Prefeitura contribuíram para o ranqueamento, como o BH Digital, que elimina e moderniza processos, melhorando a experiência do usuário; e o de Inclusão Digital, que assegurou que Belo Horizonte fosse a primeira capital do país com internet gratuita e de qualidade em todas as vilas e favelas da cidade, beneficiando cerca de 400 mil moradores dessas localidades. 

Outros  programas e ações avaliados foram “Política Municipal de Integridade”; “Portal de Transparência de Obras Pública”; “Aluno Auditor” e “Ouvidor Jovem”. 

Premiação estadual 

A premiação do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, reconheceu, dentre os 853 municípios mineiros, os destaques em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Em cada um os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com a população: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. 

O prêmio parte das premissas de reconhecimento de inciativas pioneiras de gestão pública municipal, incentivo à implementação de projetos de melhoria na esfera pública; compartilhamento de referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorização de servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população. 

Está marcada para dezembro, em Brasília, a cerimônia que premiará as melhores cidades do Brasil em cada pilar, também considerando a população. 

O IGMA 

O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) parte de conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, sendo reconhecidos os municípios que agregam projetos para o desenvolvimento sustentável e gestões que contribuam para a qualidade de vida da população. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial. A partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.