Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte recebe certificado DTI do Ministério do Turismo
Divulgação/PBH

Belo Horizonte recebe certificado DTI do Ministério do Turismo

criado em - atualizado em

O desenvolvimento dos trabalhos da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, na implementação da metodologia DTI na capital mineira, continua produzindo bons resultados. Durante o Salão Nacional do Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo,  Belo Horizonte recebeu a certificação que chancela o município como um Destino Turístico Inteligente em Transformação, etapa primordial para que a cidade consolide a metodologia. A agenda aconteceu em Brasília, entre os dias 15 e 17 de dezembro.

A certificação demonstra que o destino vem trabalhando a metodologia e tem o objetivo de estabelecer diretrizes para determinar um formato nacional que transforme o seu território em um local mais atrativo, com a oferta de melhores experiências e serviços mais acessíveis, seguros e comprometidos com a sustentabilidade. A iniciativa visa proporcionar benefícios como a ampliação da competitividade turística, o reforço da promoção internacional e a possibilidade de investimentos externos. Esta é uma etapa primordial para os destinos que buscam avançar nesta temática.

Em 2022,  a Belotur iniciou em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro - ICF como parte da 5o Seminário de Cidades e Destinos Inteligentes, a implementação da metodologia DTI Brasil em Belo Horizonte, de forma conjunta com a sociedade civil organizada, trabalhando em 9 eixos, entre eles governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade. Em seguida, Belo Horizonte, após um processo seletivo, foi escolhida entre mais de 300 inscrições como um dos 12 municípios brasileiros que passaram a integrar o “Programa Turismo Futuro Brasil”. As cidades selecionadas estão recebendo assessoria personalizada para a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave que devem estar relacionadas à estratégia DTI.

“Após quase dois anos de trabalho focado na aplicação das metodologias de gestão, Belo Horizonte atinge esse marco mediante a obtenção do certificado de Destino Turístico Inteligente em Transformação. Essa é uma conquista que corrobora o trabalho que a Prefeitura de Belo Horizonte, através do programa Belo Horizonte Cidade Inteligente Inteligente, vem desenvolvendo nos diversos setores e aspectos urbanos em prol da melhoria da qualidade de vida e da experiência de moradores e visitantes no município”, afirma Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur.

Salão Nacional do Turismo

A certificação ocorreu durante o Salão Nacional do Turismo, que retornou após 12 anos, ocupando um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), trazendo para o público cinco grandes eixos do setor: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.

Promovida pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão oportunizou o público presente a dialogar e conhecer a diversidade brasileira, aproximando a cultura, a gastronomia, a natureza e todos os destinos do país.

Com a presença dos 26 estados, mais o Distrito Federal, o evento marcou o retorno da maior vitrine do turismo nacional, e apresentou ao público toda a política pública que vem sendo desenvolvida para o desenvolvimento do setor.

Destino Turístico Inteligente

O conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI) foi criado na Espanha, em 2012, pela Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão de Inovação e Tecnologias Turísticas - Segittur, e se inspira nas Smart Cities. Um destino inteligente é um destino turístico inovador, consolidado numa infraestrutura tecnológica de ponta, que garante o desenvolvimento sustentável do território turístico. Acessível a todos, facilita a interação e integração dos visitantes com o ambiente e melhora a qualidade da sua experiência no destino.

Em 2021, o Ministério do Turismo iniciou o projeto-piloto “Modelo DTI Brasil”, adaptando a metodologia espanhola à realidade brasileira. Para isso, assinou uma parceria com o Instituto Cidades do Futuro (ICF), criado pela Fundação Cidade de La Plata, que promove um método para planejamento comunitário e de destino turístico inteligente na Argentina e na América Latina. Adaptado da metodologia original espanhola, o ‘Modelo DTI Brasil’ é pautado em nove eixos, que vão da governança à sustentabilidade, passando pela inovação, tecnologia, promoção/marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade.

No ano seguinte, a Belotur iniciou a implementação da metodologia em Belo Horizonte. Desde então, a cidade se tornou membro titular da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes e foi selecionada para integrar o ‘Programa Turismo Futuro Brasil’,  iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).