Pular para o conteúdo principal

BH é selecionada para fazer parte do ‘Programa Turismo Futuro do Brasil’
Foto: Qu4rto Studio

BH é selecionada para fazer parte do ‘Programa Turismo Futuro do Brasil’

criado em - atualizado em

Mais um passo no avanço para a transformação de Belo Horizonte em um Destino Turístico Inteligente (DTI) foi dado nesta semana. Após processo seletivo, a capital mineira foi escolhida dentre mais de 300 inscrições como um dos 12 municípios que farão parte do “Programa Turismo Futuro Brasil”. Essa é uma iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implementação da estratégia de DTI nas cidades selecionadas, que receberão assessoria personalizada para a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave que devem ser aderentes ao sistema.

 

O projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenado pela Belotur, já vem sendo trabalhado desde 2022, juntamente com o Ministério do Turismo e o Instituto Ciudades del Futuro - ICF, na implementação da metodologia DTI Brasil na cidade. Todo trabalho está sendo construído de forma conjunta com a sociedade civil, com o foco nos nove eixos que compõem um destino turístico inteligente, que vão da governança à sustentabilidade, passando pela inovação, tecnologia, promoção/marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade.

 

Em setembro de 2022, o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançaram o “Programa Turismo Futuro Brasil” com objetivo de selecionar dez destinos turísticos brasileiros que seriam apoiados com a elaboração e/ou implementação de suas estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Três premissas fundamentais guiaram esse Edital: oportunizar a participação de quaisquer municípios, desde que estivessem no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 do Ministério do Turismo (MTur); proporcionar a representatividade das cinco regiões brasileiras entre os destinos selecionados para o apoio e selecionar destinos com perfis distintos, de pequeno, médio e grande porte.

 

“A inclusão de Belo Horizonte neste programa vem para consolidar o trabalho de transformação turística que a Belotur vem realizando na cidade nos últimos anos. Essa interlocução com outros destinos será importante para esse novo contexto de inovação que estamos presenciando. Essa assessoria personalizada do Programa nos dará um importante estímulo para a implementação de políticas públicas, pensando no futuro de Belo Horizonte como um destino turístico inteligente”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

O sucesso alcançado pelo edital foi resultado da soma de esforços de todos os municípios que participaram do processo, das parcerias com Ministério do Turismo (MTur), Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR), Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR), e do empenho dos gestores dos Sebrae Estaduais. O amplo número de candidaturas recebidas, bem como a qualidade das mesmas resultou em um nível de equilíbrio entre as avaliações. A primeira reunião de trabalho acontecerá no dia 04 de abril, durante a WTM Latin America em São Paulo.

 

fuTurismo

Todo esse trabalho integra o fuTurismo - Programa de Pesquisa e Inovação turística, que tem por objetivo elaborar modelos para a mensuração dos impactos econômicos do setor, utilizando-se das seguintes ferramentas: pesquisa, tecnologia e processos de inovação. Esses instrumentos contribuem de forma eficaz para a solução das demandas do turismo e propiciarão o desenvolvimento sustentável da atividade no município de Belo Horizonte e dos setores correlatos.

 

Conceito DTI:

O conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI) ou Smart Destination, em inglês, tem sua origem nas Smart Cities. No entanto, existem algumas diferenças entre eles, como as relacionadas aos limites geográficos, público-alvo e interação com os visitantes. As cidades levam em consideração competitividade, capital humano e social, participação, mobilidade, recursos naturais e qualidade de vida. No caso dos destinos turísticos inteligentes, agregam-se outros pilares: governança, tecnologia, acessibilidade, sustentabilidade e inovação. Um destino inteligente é um destino turístico inovador, consolidado numa infraestrutura tecnológica de ponta, que garante o desenvolvimento sustentável do território turístico. Acessível a todos, facilita a interação e integração dos visitantes com o ambiente e melhora a qualidade da sua experiência no destino.

 

Segue a lista com as cidades selecionadas:

 

Sudeste

Belo Horizonte

Ilha Bela-SP

Paraty-RJ

 

Centro-Oeste

Pirenópolis-GO

Bonito-MS

 

Nordeste

Penedo-AL

São Luís-MA

Recife-PE

 

Norte

Novo Airão-AM

Belém-PA

 

Sul

Curitiba-PR

Bombinhas-SC