8 August 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, promoveu nesta semana a “Oficina de Imersão e Mapeamento Estratégico – ESG Belotur”, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A iniciativa marca mais um passo importante na consolidação da estratégia ESG (Ambiental, Social e de Governança) da empresa de turismo da capital mineira, fortalecendo uma parceria que já vem trazendo resultados concretos para a cidade.
A oficina é resultado do primeiro lugar conquistado pela Belotur no Concurso Nacional de Boas Práticas ESG da Embratur, em 2024. Como reconhecimento, a cidade recebeu apoio técnico especializado da agência federal para a criação de um plano de ação robusto e orientado ao desenvolvimento de um turismo mais sustentável.
Segundo Marina Barki, coordenadora de ESG da Embratur, a parceria com a Belotur é estratégica para o fortalecimento de boas práticas no setor. “Essa cooperação é baseada na troca mútua de conhecimentos e experiências. Belo Horizonte, com as suas ações, já se destaca nacionalmente como exemplo de turismo transformador”.
Durante os três dias de imersão (5 a 7 de agosto), a equipe da Belotur participou de uma agenda intensa com o suporte da Embratur. As atividades incluíram diagnóstico institucional, workshops temáticos, visitas a iniciativas locais de sustentabilidade e momentos de escuta ativa com os colaboradores.
A construção do plano de ação acontece de forma colaborativa, reunindo diferentes áreas da empresa em torno de compromissos concretos. A presidente da Belotur, Bárbara Menucci, ressalta os avanços já alcançados. "Já é possível sentir os impactos positivos de uma construção coletiva feita com intenção, que une compromisso público e visão estratégica. A parceria com a Embratur fortalece o caminho que estamos trilhando, com ações concretas, como a eficiência energética no prédio da Belotur e na Casa Kubitschek, além da produção de conteúdos que valorizam e compartilham boas práticas, como o minidocumentário sobre nossa atuação em ESG.
Com a oficina, damos mais um passo importante para estruturar nossas ações com ainda mais solidez, relevância social e conexão com as pessoas", destaca.
Ao final da oficina, foi apresentado um plano preliminar contendo metas, prazos e indicadores. Esse documento servirá como base para as próximas ações da Belotur, consolidando uma gestão cada vez mais inovadora, transparente e alinhada aos desafios do presente e às demandas de um futuro sustentável.
“Mais do que responder às tendências globais, estamos construindo uma cultura institucional sólida e comprometida com a transformação. Essa parceria com a Embratur reconhece o trabalho técnico e a visão estratégica que estamos aplicando aqui”, aponta Eduardo Cruvinel, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur.