Pular para o conteúdo principal

 Belo Horizonte participa de agendas de destaque do turismo latino-americano
Divulgação/PBH

Belo Horizonte participa de agendas de destaque do turismo latino-americano

criado em - atualizado em

O destino turístico Belo Horizonte vem participando com destaque de diversas agendas do setor nos últimos dias. Entre 27 a 29 de setembro, a Prefeitura de Belo Horizonte esteve presente na Abav Expo 2023, maior feira de turismo do país, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ). Já nesta semana, a empresa municipal participou da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que ocorreu em Buenos Aires-ARG, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, com a participação de vários destinos do continente. 

Entre os compromissos da Belotur em solo argentino, se destaca o lançamento do novo voo internacional de Belo Horizonte para Buenos Aires, operado pela empresa Gol, em ação articulada e liderada pelo BH Airport, com participação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e apoio da Belotur. O evento de lançamento ocorreu na última segunda-feira (2), no estande da Embratur na FIT, e contou com a participação do chef mineiro Felipe Rameh, que preparou diversos pratos mineiros para os presentes, entre eles a famosa sobremesa de goiabada frita com sorvete. 

Durante a feira, a Belotur também participou de várias agendas em parceria com o BH Airport e a Secult-MG, para a promoção e prospecção de novas oportunidades junto aos atores do setor e as companhias aéreas. Nesta terça-feira (03), foi realizada uma capacitação com operadores e agentes de turismo que comercializam pacotes turísticos da América Latina para apresentar os destinos Minas Gerais e Belo Horizonte, além de toda infraestrutura do aeroporto.

“É de fundamental importância a participação do destino Belo Horizonte em agendas de promoção e comercialização como a ABAV Expo e a Feira Internacional de Turismo da América Latina. A partir do diálogo com os atores do setor em eventos dessa magnitude, a Belotur vem trabalhando no entendimento do posicionamento da cidade no mercado e buscando promover os nossos principais atributos turísticos, como a gastronomia e os grandes eventos culturais, especialmente o Carnaval e o Arraial de Belo Horizonte. O intuito deste trabalho é manter uma interlocução constante com esses profissionais para que as informações dos produtos turísticos da nossa cidade cheguem ao público final”, comenta Marina Simião, diretora de Marketing e Promoção Turística da Belotur. 

ABAV 2023

Belo Horizonte também marcou presença na maior feira de turismo do país. Representada pela Belotur, a capital mineira apresentou os seus principais ativos: a reconhecida gastronomia e os grandes eventos que a cidade vem organizando e recebendo, tendo como estrela o Carnaval. O estande de Belo Horizonte foi inspirado no Viaduto Santa Tereza, espaço icônico do hipercentro da capital.

Durante a feira houve momentos de degustação dos produtos tipicamente mineiros comercializados no Mercado Central, como queijo, goiabada e doce de leite, e do chopp da Cervejaria Läut Beer. Também foi apresentado aos presentes o Carnaval de Belo Horizonte, principal festa de rua de Minas Gerais, evento que é organizado de maneira espontânea e se destaca pela essência democrática e plural, movimentando toda a cadeia produtiva e gerando emprego e renda para o município. Entre as personalidades que passaram pelo espaço planejado pela Belotur estiveram Celso Sabino, ministro do Turismo; Marcelo Freixo, presidente da Embratur e Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). 

Entre outros compromissos, a Belotur também participou de uma reunião com representantes da BRAZTOA, entidade à qual se associou recentemente, e esteve presente no ‘Conexão Embratur’, evento no qual o órgão federal lançou novos projetos para o setor, e em um workshop promovido pela Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur), momento de troca de experiências e apresentação das novas tendências do segmento. 

“Participar de um evento da magnitude da Abav Expo com enorme destaque é motivo de muito orgulho para nós belo-horizontinos. Conseguimos apresentar para os diversos atores do setor o nosso carnaval, evento que cresceu muito e se tornou o principal momento turístico no ano para a cidade, a gastronomia mineira, reconhecida pela Unesco e que colocou Belo Horizonte no circuito dos grandes destinos turísticos gastronômicos do continente e a efervescência cultural da capital, que tem sediado diversos festivais dos mais variados gêneros musicais”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.