Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte inicia Pré-Conferências de Assistência Social em três regionais
Foto: Stênio Lima/PBH

Belo Horizonte inicia Pré-Conferências de Assistência Social em três regionais

criado em - atualizado em

As regionais Barreiro, Centro-Sul e Leste realizaram nesse sábado (3) as respectivas Pré-Conferências Regionais de Assistência Social. Nas atividades, os participantes discutiram o tema e o lema do processo conferencial deste ano, elaboraram propostas e elegeram os delegados para a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá nos dias 8 e 9 de julho. As inscrições on-line seguem abertas para a participação nas Pré-Conferências das demais regionais.

 

Com recorde de público nas três regionais, as atividades reuniram aproximadamente 200 pessoas em cada uma, com a participação expressiva das beneficiárias do Sistema Único de Assistência Social (Suas-BH), que refletiram e indicaram as principais necessidades sociais em relação à política de Assistência Social, de responsabilidade compartilhada entre o município, o Estado e a União. Também participam deste momento trabalhadores e representantes de entidades e organizações de assistência social que compõem a rede socioassistencial do SUAS de Belo Horizonte.

 

Na abertura da Pré-Conferência da regional Leste, a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Rocha, destacou os ataques sofridos pelo SUAS nos últimos anos e indicou que, agora, o momento é de reconstrução, etapa que só é possível a partir do processo democrático e da escuta das necessidades sociais das pessoas que são diretamente beneficiadas pelos programas, projetos, serviços e benefícios vinculados à Assistência Social.

 

“Conferência é processo democrático e todas as vozes têm a mesma validade, com o mesmo peso. Não há nenhuma opinião que seja mais ou menos importante. Todas as avaliações são importantes igualmente. Para nós, que somos responsáveis pela gestão, mais importante ainda é a opinião dos beneficiários. É a partir do que vocês disserem, que teremos condições de construir mais e melhor o SUAS em Belo Horizonte. Quanto mais vocês contribuírem nas discussões, menos chances vamos ter de errar”, explicou Rosilene Rocha.

 

Os participantes foram distribuídos em cinco grupos, correspondentes aos eixos temáticos que guiam as discussões. O debate e construção das propostas têm a centralidade na raça, cor, etnia, gênero, classe, território e inclusão de pessoas com deficiência.

 

15ª Conferência Municipal de Assistência Social
 

Nos dias 8 e 9 de julho, Belo Horizonte realizará a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, um evento de caráter deliberativo, que avalia a Política de Assistência Social e define as prioridades, por meio de deliberações. Participarão das discussões cerca de 800 pessoas, entre usuários dos serviços, trabalhadores, representantes de entidades e gestores que apontarão as deliberações para a reconstrução do SUAS municipal, estadual e federal.

 

As pré-Conferências e a Conferência Municipal são realizadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Prefeitura de Belo Horizonte.