Pular para o conteúdo principal

Panela com caldo e duas tigelas, uma com cheiro verde e uma com tomate

Belo Horizonte é contemplada em edital do Ministério da Cultura

criado em - atualizado em

 

Belo Horizonte vai receber consultoria do Ministério da Cultura (MinC) para elaborar um dossiê que será entregue à Unesco como parte do processo de conquista ao título de Cidade Criativa da Gastronomia. Das 24 cidades inscritas no edital, Belo Horizonte ficou em 5º lugar, com 79,25 pontos, e foi contemplada junto com mais 14 municípios.
 

Além de auxiliar na candidatura, o edital visa estimular a elaboração de planos de desenvolvimento que impulsionem a economia criativa nos municípios brasileiros, que tenham a cultura como base e que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
 

A cidade deve preparar um dossiê que passará por processo de seleção realizado pela Comissão de Avaliação da Unesco. A candidatura deve demonstrar, de forma clara e prática, a disposição, o compromisso e a capacidade da cidade em contribuir com os compromissos da Rede de Cidades Criativas da Unesco.
 

Esta ação integra o Programa Municipal de Turismo Gastronômico e foi elaborada pela Belotur com o apoio técnico da Comissão de Gastronomia da Prefeitura de Belo Horizonte, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Frente da Gastronomia Mineira.
 

Para o presidente da Belotur, Aluizer Malab, a iniciativa busca colocar a gastronomia da cidade como fator de competitividade entre os destinos turísticos nacionais e internacionais. Malab ressalta que Belo Horizonte já está ganhando com todo o processo da candidatura, com troca de informações, integração da cadeia produtiva e profissionalização de todo o setor gastronômico da cidade. “A candidatura reforça o projeto de cidade que estamos construindo, mais sustentável e que valoriza o que é produzido aqui. Por isso, vamos montar esse dossiê de candidatura e apresentar tudo o que temos, desde a infinidade de festivais, até a força do nosso café, da cachaça, da cerveja, dos restaurantes”, afirma.
 

A candidatura de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco foi lançada oficialmente no último dia 16 de outubro, pela Belotur, durante o encontro “Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia”, evento promovido na sede da Prefeitura. A previsão é que o resultado saia em outubro de 2019 e a capital mineira tenha como embaixador o premiado chef belo-horizontino Léo Paixão.