Pular para o conteúdo principal

Banco de Alimentos da Prefeitura recebe doações de eventos e festivais

criado em - atualizado em

O Banco de Alimentos da Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, na tarde desta quarta-feira (31), doação de mais de cinco toneladas de alimentos de parceiros em eventos culturais e festivais na cidade. Os itens repassados ao Município serão destinados às instituições sociais cadastradas no Banco de Alimentos. 

Arroz, feijão, macarrão, açúcar, farinhas, café, leite, entre outros produtos, foram recebidos pelos parceiros em substituição ao pagamento da entrada ou como complementação aos ingressos chamados “meia social”. No evento Estação Aprecie, ocorrido em 21 e 22 de agosto, foi arrecadada 1.8 tonelada de alimentos. Da mesma forma, o Festival Sarará, realizado no último sábado (27), destinou 3.7 toneladas em doações para o Banco de Alimentos de Belo Horizonte. Os itens já passaram por triagem e foram doados - para a complementação de refeições -, a 42 instituições socioassistenciais que atuam com públicos vulneráveis, como abrigos, casas de acolhimento, entre outras. 

A secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, explica a importância da parceria com eventos culturais e também o recebimento por sacolões, padarias e supermercados. “Ao doar, o parceiro amplia as suas ações de responsabilidade social e cidadania, reduz custos com o descarte de produtos e contribui para o combate à fome, para a promoção do direito humano à alimentação adequada e ainda combate o desperdício”, pontua. 

Além de organizadores de eventos, pessoas físicas, indústrias alimentícias, centrais de distribuição, sacolões, supermercados, incluindo e-commerce, produtores e redes varejistas podem realizar doações. Basta entrar em contato nos telefones 3277-5713 ou 3246-3020 ou pelo e-mail bancodealimentos@pbh.gov.br.  

O Banco de Alimentos é um equipamento da política de segurança alimentar e nutricional de Belo Horizonte e tem como missão contribuir para a redução da insegurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Para reduzir o desperdício de alimentos, recebe produtos considerados fora dos padrões de comercialização, mas ainda adequados ao consumo humano. O Banco de Alimentos faz a seleção e encaminha para instituições socioassistenciais sem fins lucrativos devidamente cadastradas.