28 November 2025 -
Representantes de dez projetos selecionados pelo edital “Territórios de Cuidado” participaram, nessa quinta-feira (27), de um encontro na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), para apresentação de cada uma das iniciativas. O edital “Territórios de Cuidado” selecionou iniciativas locais, que preveem o desenvolvimento de ações de cuidado, seja na cultura, na economia ou em outras formas de organização social.
Com propostas de diversas naturezas, os projetos contemplam todas as regionais do município e dão início à criação de uma Rede Municipal de Cuidados Comunitários. O resultado final das propostas selecionadas está disponível na página da Política Municipal de Cuidados.
A partir de janeiro de 2026, cada iniciativa selecionada receberá, por oito meses, um apoio financeiro de R$ 1.000,00 para sustentar as ações locais, promover conexões e fortalecer as redes comunitárias.
Iniciativas
Pela regional Barreiro, a Creche Tia Carminha foi a entidade selecionada. O local, criado por moradores da ocupação Eliana, foi o primeiro espaço de alvenaria da comunidade, construído de forma coletiva. A educadora social da Creche Tia Carminha, Luana Inácio disse que “as creches representam, em sua essência, espaços de cuidado, porque apoiam as famílias no acompanhamento e desenvolvimento pedagógico de crianças. No caso da periferia, geralmente são as mães solo que mais precisam dessa rede e estamos há 13 anos realizando o trabalho. Eu fui uma criança acolhida e agora passo a cuidar, junto com minha avó, que foi uma das idealizadoras da creche”.
O Instituto Cultural Abrapalavra, Organização da Sociedade Civil responsável pela execução do projeto, também prestará apoio para o fortalecimento das ações, por meio de acompanhamento contínuo, realização de encontros de escuta e troca de saberes, apoio à organização das atividades locais e sistematização das experiências vividas.
Os representantes das iniciativas vão participar de laboratórios de cuidado, que são atividades que compõe ações formativas oferecidas pelo projeto. Eles farão ainda um mapeamento territorial, que vai contribuir para a construção e o fortalecimento da Rede Municipal de Cuidados.
Sandra Sawilza, representante do Mulheres da Quebrada — iniciativa selecionada pela regional Centro-Sul,— afirma que pretende fortalecer a rede de cuidados na cidade a partir da participação no projeto Territórios de Cuidado. “Esse edital nos ajuda a voltar para o nosso propósito. O movimento em rede é extremamente importante para que cada iniciativa se fortaleça”, destaca.
Pela regional Noroeste, a iniciativa selecionada foi a Bilongaria CCPJO, que atua na preservação de práticas de cura e cuidado, por meio de ervas medicinais e chás. Crisângela Souza apresentou a proposta e projetou perspectivas de futuro: “Queremos chegar a todas as pessoas da comunidade da Pedreira Prado Lopes. Realizamos um trabalho voluntário e, para nós, é muito importante fazer confluências, inclusive com outras iniciativas selecionadas em outras regionais. Queremos que os projetos cresçam também”, finalizou.
A diretora da Política Municipal de Cuidados, Simone Pegoreti, falou sobre as expectativas após o período de acompanhamento dos projetos: “Além do fortalecimento dos territórios, esperamos que as iniciativas selecionadas possam desenvolver e aprimorar modos de fazer que permitam experimentar, validar e consolidar práticas de cuidado, criando referências que possam ser adaptadas e replicadas por outros grupos. Ao promover a atuação em rede, buscamos incentivar a troca de saberes, o fortalecimento de vínculos e a construção coletiva de soluções, de forma a inspirar territórios e apoiar a ampliação das redes de cuidado já existentes”, detalhou.