Pular para o conteúdo principal

Mais de 18 artesãs assistem a curso de empreendedorismo em uma sala.
Foto: Zaíra Magalhães/PBH

Artesãs de feira de economia solidária recebem curso de empreendedorismo

criado em - atualizado em

Um curso de formação em empreendedorismo está sendo oferecido para 20 artesãs da feira de economia solidária do programa Espaço da Cidadania, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. O curso Mulheres Empreendedoras, desenvolvido por meio de parceria da Prefeitura de Belo Horizonte e da instituição financeira Sicoob Credicom, tem duração de três meses e o objetivo de capacitar as participantes, de forma a contribuir com a melhoria das habilidades de gestão das artesãs.

 

No curso, as mulheres recebem treinamentos em economia solidária, trabalho em equipe, custo e precificação, comunicação e marketing, entre outros temas, para que possam aprimorar o atendimento, o relacionamento e as vendas nas barracas que fazem parte da Feira de Artesanato da Avenida Bernardo Monteiro, na região hospitalar.

 

A artesã Conceição Assis, de 67 anos, que comercializa bolsas de patchwork de fabricação própria, destaca que o curso vai ser importante para melhorar as vendas e garantir a continuidade de seu trabalho, que complementa a renda de sua família e permite que ela se mantenha ativa. Conceição destaca que a feira também é um espaço de socialização. “Em dias de feira eu nunca chego e vou direto montar a barraca. Antes vou conversar com minhas colegas, vou ver as flores. Esse é um motivo semanal pra eu sair de casa e me refazer”, afirma.

 

 

Inclusão produtiva

Além da geração de renda, o programa Espaço da Cidadania, no qual está inserida a Feira de Artesanato da Avenida Bernardo Monteiro, inclui também um trabalho contínuo de formação em Direitos Humanos e ações afirmativas e emancipatórias para públicos que encontram dificuldade de inclusão no mercado de trabalho, como a população idosa, pessoas com deficiência, mulheres, pessoas negras, indígenas e outros grupos étnico-raciais vulneráveis, jovens e a população LGBT.

 

“O programa busca dar condições aos participantes de acesso e permanência de seus negócios no mercado e capacidade de gestão sustentável, potencializando as condições para a viabilidade econômica, autonomia e emancipação, visando a construção da cidadania ativa de cada pessoa atendida”, destaca o subsecretário de Direito e Cidadania, Thiago Costa.

 

A Feira de Artesanato é realizada às sextas-feiras, das 8h às 17h, na avenida Bernardo Monteiro, no quarteirão fechado entre avenida Brasil e rua dos Otoni.