30 October 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promove na próxima terça-feira (4) o seminário “Suas-BH sem Racismo: Nomear para Combater”, iniciativa que tem o objetivo de fortalecer o enfrentamento do racismo e promover a equidade étnico-racial no âmbito da política pública de Assistência Social. O encontro será realizado das 13h30 às 17h30, no Auditório 1 da PUC Minas, campus Lourdes, na Rua Sergipe, 790, Savassi. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas neste link.
Organizado pela Diretoria de Gestão (DGAS) do Sistema Único de Assistência Social de Belo Horizonte (Suas-BH), por meio da Coordenação de Ação de Prevenção e Enfrentamento a Preconceitos e Discriminações (Caped), o evento tem o objetivo de promover a conscientização e a mobilização da rede socioassistencial e da população para o combate ao racismo em suas diversas expressões, por meio da divulgação de informações sobre os canais oficiais de denúncia de discriminação e o fomento de práticas de equidade étnico-racial nos serviços e programas socioassistenciais.
A subsecretária de Assistência Social, Luana Souza, destaca que o seminário reforça o compromisso da Prefeitura com a construção de uma cidade mais justa e igualitária. “O enfrentamento ao racismo é um dever institucional e coletivo. As políticas públicas precisam reconhecer a história, valorizar as identidades e garantir o direito de todos viverem sem discriminação. Promover o debate dentro do Suas é fundamental para fortalecer o compromisso da Assistência Social com a justiça racial”.
