Pular para o conteúdo principal

Arraial de Belo Horizonte terá esquema integrado com vários órgãos municipais
Foto:Nereu Junior

Arraial de Belo Horizonte terá esquema integrado com vários órgãos municipais

criado em - atualizado em

A 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte se inicia nesta sexta-feira (21), e a Prefeitura de Belo Horizonte, através de diversos órgãos municipais, preparou um esquema especial para o festejo. Na edição de 2023 haverá gestão integrada, com vários órgãos públicos trabalhando para oferecer aos amantes da cultura junina um evento planejado, seguro, limpo e estruturado. Toda programação pode ser conferida no Portal Belo Horizonte

 

“Como acontece no nosso carnaval, o Arraial de Belo Horizonte também é estruturado e qualificado pelo trabalho de vários órgãos públicos. Através dessa cooperação, vamos oferecer à população e aos turistas um evento com comodidade, segurança, limpeza e inclusão. Estão todos convidados a presenciar o espetáculo das quadrilhas, nossa reconhecida gastronomia mineira e os grandes shows musicais”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

A partir do planejamento da produção do evento elaborado pela Belotur, diversos outros planos operacionais foram desenvolvidos pelos órgãos públicos para viabilizar a realização da 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte, visando garantir mobilidade, segurança, limpeza e atendimento em saúde. O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) irá monitorar o evento em tempo real. Entre as principais ações dos órgãos municipais estão:

 

Limpeza Urbana

 

Cada dia de evento do Arraial de Belo Horizonte vai contar em média com 42 garis, que vão se revezar em três turnos, das 6h às 4h30 da madrugada seguinte. Haverá também o apoio de quatro caminhões-pipas, para a lavação da praça e ruas adjacentes. Serão disponibilizados ainda entre 30 e 50 contêineres por dia de evento, que vão funcionar como lixeiras para o descarte de lixo. Haverá ainda um contêiner especial para receber o vidro.

 

Segurança

 

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) irá empenhar 200 agentes e 30 viaturas para cada dia do Arraial de Belo Horizonte. Os guardas municipais irão fazer o patrulhamento a pé da Praça da Estação e utilizarão motos e viaturas de quatro rodas para ampliar as rondas preventivas a todo o entorno do evento. Isso inclui manter agentes nos pontos de embarque e desembarque do Move, para evitar tumultos e garantir a segurança dos passageiros que utilizarão o transporte público para comparecer à festa.

 

Operação de Mobilidade

 

Serão disponibilizados 10 agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) para fiscalização no entorno do evento. Somente duas faixas da avenida dos Andradas, junto à Praça da Estação, sentido Rodoviária, serão bloqueadas. Nenhuma via será completamente fechada. Haverá áreas reservadas para ônibus das quadrilhas na rua da Bahia, ao lado do Espaço 104. 

 

Saúde

 

O SAMU atuará no apoio ao evento do dia 6 de agosto, disponibilizando ambulância específica na Praça da Estação. Nos demais dias de programação a equipe de regulação estará de plantão para organizar os atendimentos em relação à prioridade dos casos. 

 

Cabe reforçar que a Prefeitura de Belo Horizonte mantém, na região Centro-Sul, bases fixas do SAMU, com quatro ambulâncias que podem ser deslocadas rapidamente, se necessário.

 

Restaurantes Populares

 

Os Restaurantes Populares da cidade já incluíram nos cardápios ingredientes característicos da gastronomia mineira e receitas típicas juninas. Até o final de julho, a população poderá experimentar quitutes juninos a preços populares. O cardápio e os valores podem ser conferidos no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte

 

Cultura 

 

Para valorizar a cultura e as tradições juninas, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura estão realizando no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) a exposição "O Arraial de Belo Horizonte e a Cidade", que reúne uma série de fotografias, documentos e objetos que fazem parte da trajetória do festejo junino. O acervo documental que compõe a exposição aborda a rica tradição do “Arraial de Belo Horizonte”, trazendo também camisetas, crachás, folders com a programação, pulseiras, broches, clippings sobre o evento, adesivos, saco de linho para brincadeiras, troféu, medalhas, além das plantas de cenografia feitas por Raul Belém Machado que tratam da estrutura da festa. Também dentro da temática junina, já estão ocorrendo os arraiás nos centros culturais da cidade, promovidos pelo Circuito Municipal de Cultura. As celebrações reforçam a tradição mantida pela Prefeitura de Belo Horizonte de incentivar e apoiar o caráter popular das homenagens a São João na capital mineira. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais dos Centros Culturais e no portal do Circuito Municipal de Cultura.

 

Economia Solidária

 

Com o objetivo de estimular a geração de trabalho e renda, sob a lógica da cooperação e da sustentabilidade, o Arraial de Belo Horizonte terá um espaço para a comercialização de produtos da Feira da Economia Solidária. Doze empreendedores vão oferecer ao público itens de artesanato e vestuário, como adereços juninos, roupas e acessórios. A iniciativa tem como premissa a reciprocidade, a coletividade, a valorização dos produtos locais, a prática de preços justos, a sustentabilidade, o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação do meio ambiente.

 

Arraial de Belo Horizonte 

 

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 44ª edição em 2023, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apoio dos Supermercados BH, rádio oficial Liberdade FM, parceria de mídia da TV Globo Minas, parceria com o Mercado Central e colaboração técnica da Comissão Junina Mineira. 

 

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. 

 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).