Pular para o conteúdo principal

Arquivo Público de BH é tema da 23ª edição do projeto Expedições do Patrimônio
Ricardo Laf

Arquivo Público de BH é tema da 23ª edição do projeto Expedições do Patrimônio

criado em - atualizado em

Memória viva da história belo-horizontina, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) será o destaque da 23ª edição do projeto Expedições do Patrimônio. Com o tema “Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte: história e memória”, a ação educativa integra as celebrações do aniversário da instituição arquivística, que completa 33 anos neste mês.  O encontro será realizado em formato on-line nesta terça-feira (28), das 14h às 16h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Portal da PBH.  As vagas são limitadas.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de imergir na história do APCBH para saber mais sobre a função social, a estrutura e a significância cultural e simbólica da instituição. No encontro serão apresentadas as publicações, as exposições virtuais e físicas e as formas de acesso para visitação e pesquisa. A convidada especial desta edição será a coordenadora de Pesquisa, Preservação e Educativo do APCBH, Michelle Márcia Cobra Torre.

O Arquivo Público guarda mais de 1.500 metros lineares de documentos textuais e 1,2 milhão de itens documentais como fotografias, fitas de vídeo, cartazes, revistas, plantas e mapas, entre outros documentos vitais para a preservação da memória belo-horizontina.

Criada em 1991, a instituição cuida também do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população do município. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, entre outros materiais históricos. Em sua sede (localizada à Rua Itambé, 227, bairro Floresta) há também uma biblioteca com acervo sobre a história da cidade.

Expedições do Patrimônio

O projeto Expedições do Patrimônio oferece formações mensais para estudantes de graduação, professores da educação básica, gestores escolares, pesquisadores e educadores em geral com temáticas que abordam os mais diversos territórios da cidade. As ações trabalham aspectos relacionados à ocupação, Patrimônio Cultural material/imaterial, além de pensar a cidade como um espaço educativo que reflete os valores, modos de vida, anseios, conflitos, hierarquias e projetos sociais em disputa. O projeto é promovido pela Diretoria de Patrimônio Cultural e Diretoria de Desenvolvimento e Ação Institucional, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Serviço

23º do projeto Expedições do Patrimônio – “Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte: história e memória”

Data: terça-feira (28), das 14h às 16h30

Local: Encontro virtual

Inscrições gratuitas no Portal da PBH