Pular para o conteúdo principal

Arquivo Público da Cidade participa da 7ª Semana Nacional de Arquivos
Foto: Mariane Botelho

Arquivo Público da Cidade participa da 7ª Semana Nacional de Arquivos

criado em - atualizado em

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte participa em junho da 7ª Semana Nacional de Arquivos, uma iniciativa do Arquivo Nacional que busca abrir as instituições arquivísticas do país para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental. A programação da instituição municipal inclui a inauguração de uma exposição e uma mesa redonda sobre perspectivas de gênero e a luta pela democracia, além de um minicurso de organização e preservação de fotografias. Toda a programação é gratuita. Mais informações sobre o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte estão disponíveis no Portal da PBH.

Na próxima terça-feira (6), será aberta ao público a exposição “Perspectivas de gênero e luta pela democracia: Revista Alterosa e documentos do Legislativo Municipal de Belo Horizonte”, que propõe uma reflexão sobre gênero com base em documentos do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. A mostra traz uma seleção de propagandas e matérias voltadas para as mulheres, sobre comportamento, beleza e saúde, que foram publicadas na Revista Alterosa, que circulou na capital mineira de 1939 a 1964. Também integra a exposição uma seleção de documentos da Câmara Municipal de Belo Horizonte que aborda a luta das mulheres por direitos e pelo fortalecimento da democracia. A ideia da mostra é propor um diálogo entre o conteúdo voltado para o público feminino na publicação e a presença da mulher na esfera política municipal. A exposição fica em cartaz até 30 de junho, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto em feriados e pontos facultativos).

Para Eliane Parreiras, o evento vem fortalecer a relevância da preservação da memória da cidade. “A sétima Semana Nacional de Arquivos dá luz aos espaços de preservação da memória de todo o País. Espaços que protegem e valorizam o nosso patrimônio cultural e histórico. Aqui em Belo Horizonte, o Arquivo Público da Cidade desempenha um papel muito importante na compreensão da identidade, história e cultura da nossa cidade. É fundamental ressaltar esse aspecto e mostrar isso para a sociedade”, afirma. 

Para Luciana Feres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, ao preservar a memória da cidade, estamos protegendo e valorizando o patrimônio cultural, arquitetônico, social e histórico. “O trabalho do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte é fundamental para mantermos vivas as nossas histórias. Exemplo disto é a nova exposição que estamos inaugurando, na qual vamos debater e relembrar a luta das mulheres pela democracia e o seu posicionamento histórico na política. Essa memória deve ser lembrada continuamente, ainda mais porque essa luta por direitos femininos permanece atual”, ressalta Luciana. 

No âmbito da abertura da exposição, o Arquivo Público de Belo Horizonte promove também no dia 6, às 15h, a mesa redonda “Perspectivas de gênero e luta pela democracia”. Será discutido o papel atribuído ao público feminino pela Revista Alterosa. Participam da conversa Gelka Barros, doutora pela UFMG, que irá refletir sobre as interfaces entre corpo, imagem e discurso, e Ana Luísa Machado, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, da UFMG, que irá debater sobre a participação das mulheres na política, na busca por igualdade, na democracia e cidadania no Brasil. A entrada para acompanhar a mesa redonda é livre, sujeito à lotação do espaço. 
 
Minicurso de organização e preservação de fotografias

Ainda dentro da programação da 7ª Semana Nacional de Museus, o público poderá participar do minicurso “Noções de organização, descrição e orientações básicas para conservação de fotografias”, no dia 6, das 9h30 às 11h30. Serão abordadas as noções básicas de tratamento de fotografias analógicas e digitais, organização, descrição e acondicionamento das fotos. Pretende-se despertar o interesse pela conservação preventiva de fotografias e incentivar boas práticas para a preservação da memória documental. O curso será ministrado pela bibliotecária e arquivista da Fundação Municipal de Cultura, Rafaela de Araújo Patente, e pelo conservador/restaurador da Fundação Municipal de Cultura, Demilson Malta Vigiano. As inscrições para o minicurso podem ser feitas pelo e-mail educativoapcbh@pbh.gov.br. 

Sobre a Semana Nacional dos Arquivos 

Realizada pelo Arquivo Nacional, a Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos reunindo arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Ela acontece em instituições que planejaram eventos especiais para a Semana, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. Em 2023, a 7ª edição será realizada de 2 a 9 de junho com o tema “Arquivos - Territórios de Vidas”. A ideia é fortalecer perspectivas e demandas sobre o fazer arquivístico que têm ganhado relevo em todo país. 

O Arquivo Público da Cidade

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura de Belo Horizonte responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.

Serviço

7ª Semana Nacional de Arquivos | Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte 

Terça-feira (6)

●    Inauguração da exposição “Perspectivas de gênero e luta pela democracia: Revista Alterosa e documentos do Legislativo Municipal de Belo Horizonte”
●    9h30 às 11h30 – minicurso “Noções de organização, descrição e orientações básicas para conservação de fotografias”. Inscrições: educativoapcbh@pbh.gov.br
●    15h - mesa redonda “Perspectivas de gênero e luta pela democracia”. Entrada livre, sujeito à lotação

Visita à exposição: até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto em feriados e pontos facultativos).

Local: Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte – Rua Itambé, 227, Floresta