Pular para o conteúdo principal

Arquivo Público da Cidade debate a gestão de documentos públicos
Foto: Arte/PBH

Arquivo Público da Cidade debate a gestão de documentos públicos

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovem, na próxima quinta-feira (9), a mesa redonda “O Papel da Gestão de Documentos para o Fortalecimento Institucional dos Arquivos Municipais”. O encontro é realizado pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), em conjunto com o colegiado do Curso de Arquivologia e a Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG. 

O evento, que acontece de 19h às 21h, na Escola de Ciência da Informação da UFMG, sala 1.000 (Campus Pampulha), integra a 6ª Semana Nacional de Arquivos, realizada de 6 a 10 de junho em instituições de todo o país. Não é necessária a inscrição prévia. O uso de máscara é obrigatório na UFMG. Mais informações no Portal Belo Horizonte. 

A proposta da mesa redonda é discutir a importância da gestão de documentos para a administração pública municipal e o fortalecimento institucional dos arquivos para o exercício de suas atribuições, que se relacionam ao acesso à informação. O encontro terá a participação de Cintia Aparecida Chagas, professora da UFMG, e de Thaís Nodare, responsável pela Coordenação de Gestão de Documentos do APCBH. A mediação será do professor José Francisco Guelfi Campos, da Escola de Ciência da Informação da UFMG. 

O ponto de partida da mesa redonda será a Lei de Arquivos, que atribui aos arquivos públicos municipais a função de garantir, para além da preservação e do acesso à documentação sob a sua custódia, a gestão documental do município. Essa gestão de documentos no ambiente da administração pública é vital para assegurar o acesso às informações, além de qualificar e aprimorar as decisões dos gestores públicos, garantir o exercício de direitos civis e constitucionais, preservar as informações para fins probatórios, de pesquisas e de memória. Assim, a gestão de documentos se torna uma etapa essencial para a organização, a preservação e a disponibilização de documentos públicos que resguardam a memória institucional, social e cultural do município. 

“A intenção é discutir as políticas de arquivos para promover o fortalecimento institucional, a garantia do acesso à informação e à memória, enfrentar os desafios para implantação das funções arquivísticas, além de incentivar o debate e a reflexão sobre o papel social dos arquivos”, explica Françoise Jean de Oliveira, Diretora de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura. Aos ouvintes que participarem do evento serão fornecidos certificados. 

Sobre a Semana Nacional dos Arquivos 

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos reunindo arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Ela acontece em instituições que planejaram eventos especiais para a Semana, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. Em 2022, sua 6ª edição será realizada de 6 a 10 de junho com o tema #SomosArquivo. A data se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho). A participação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte na Semana Nacional de Arquivos promove o fortalecimento da imagem da instituição a nível nacional, possibilitando que a sociedade conheça o seu trabalho.