Pular para o conteúdo principal

A ex-atleta Ana Moser, sentada, palestrando.
Foto: Marcelo Machado/PBH

Ana Moser destaca importância social do esporte e elogia programas da Prefeitura

27/11/2019 | 18:06 | atualizado em 27/11/2019 | 18:06

Medalha de bronze pela Seleção Brasileira de vôlei na Olimpíada de Atlanta 1996, a ex-atleta Ana Moser ressaltou a importância social das políticas públicas para o esporte durante palestra magna no seminário “Esporte em Debate”, promovido na terça-feira, dia 26 de novembro, e quarta-feira, dia 27, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

“A inatividade física está se tornando normal no Brasil. A questão do acesso ao esporte e às atividades físicas é muito importante para resolver isso, e o poder público deve cumprir a sua parte”, afirmou ela, ao lembrar que o Brasil é o país com maior índice de sedentarismo (47% da população) da América Latina, conforme estudo divulgado em 2018 pela Organização Mundial da Saúde.

 

Atual diretora da Associação Atletas pelo Brasil e fundadora do Instituto Esporte e Educação – organização civil que já atendeu 3,1 milhões de crianças e formou 40 mil professores desde 2001 em todo o país – Ana Moser disse que o esporte educacional é essencial às políticas públicas de inclusão social. “No Brasil, há a herança cultural de que os esportes existem para os habilidosos, o que é algo excludente. Trabalhamos para mudar isso, com o foco no esporte educacional, buscando a inclusão de todos e desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista”.

 

A ex-atleta olímpica se disse impressionada com os programas, projetos e ações desenvolvidos pela Prefeitura de Belo Horizonte para o esporte e o lazer, justamente por terem como preceito a inclusão social e por contemplarem a metodologia do esporte educacional, casos do Esporte EsperançaEsporte Para Todos e Jogos Escolares de Belo Horizonte. “São trabalhos com resultados maravilhosos. Fico muito feliz por ver Belo Horizonte com políticas públicas acertadas e socialmente inclusivas”, elogiou, durante a palestra assistida por 200 pessoas no auditório JK, na sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1212, Centro)

 

 

Seminário
 

Voltado a servidores, estagiários e convidados da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o seminário Esporte em Debate contou também com as palestras de Claudia Fusco, Controladora-Geral Adjunta do Município de Belo Horizonte e Subcontroladora de Transparência e Prevenção da Corrupção; Rogério Romero, ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer e diretor do Minas Tênis Clube; e Ana Elenara, assessora da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal e doutoranda em Estudos do Lazer pela UFMG.

 

O seminário termina nesta quarta-feira, dia 27, no Centro Cultural Banco do Brasil, com mesas que discutem temas como “Igualdade de gênero e acesso da pessoa com deficiência aos programas e projetos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer” e “Desafios do combate ao sedentarismo em todas as idades e a prática de esportes na terceira idade”.

 

“A Prefeitura de Belo Horizonte vem alcançando excelentes resultados com a expansão de programas e projetos para o esporte e o lazer na cidade, além da melhoria dos equipamentos esportivos. E é muito importante refletir e aprimorar as nossas práticas, assim como planejar o que faremos em 2020. Portanto, esse seminário qualifica o debate e as propostas de políticas públicas para a área em questão”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado.


Últimas Notícias

Casal segura papel digitado à mão. Contrato de aluguel social já é uma realidade em Belo Horizonte

A primeira família assinou o contrato de aluguel no dia 14/11, na Urbel. A atual etapa do projeto contempla 202 idosos.

06/12/2019 | 11:41
Técnica do posto de saúde oferece vidro a mãe com bebê Regional Noroeste inaugura Unidade Coletora de Leite Materno e incentiva doação

O Centro de Saúde Bom Jesus busca alertar a sociedade para a importância do aleitamento materno.

02/12/2019 | 12:45