Pular para o conteúdo principal

A ex-atleta Ana Moser, sentada, palestrando.
Foto: Marcelo Machado/PBH

Ana Moser destaca importância social do esporte e elogia programas da Prefeitura

27/11/2019 | 18:06 | atualizado em 27/11/2019 | 18:06

Medalha de bronze pela Seleção Brasileira de vôlei na Olimpíada de Atlanta 1996, a ex-atleta Ana Moser ressaltou a importância social das políticas públicas para o esporte durante palestra magna no seminário “Esporte em Debate”, promovido na terça-feira, dia 26 de novembro, e quarta-feira, dia 27, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

“A inatividade física está se tornando normal no Brasil. A questão do acesso ao esporte e às atividades físicas é muito importante para resolver isso, e o poder público deve cumprir a sua parte”, afirmou ela, ao lembrar que o Brasil é o país com maior índice de sedentarismo (47% da população) da América Latina, conforme estudo divulgado em 2018 pela Organização Mundial da Saúde.

 

Atual diretora da Associação Atletas pelo Brasil e fundadora do Instituto Esporte e Educação – organização civil que já atendeu 3,1 milhões de crianças e formou 40 mil professores desde 2001 em todo o país – Ana Moser disse que o esporte educacional é essencial às políticas públicas de inclusão social. “No Brasil, há a herança cultural de que os esportes existem para os habilidosos, o que é algo excludente. Trabalhamos para mudar isso, com o foco no esporte educacional, buscando a inclusão de todos e desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista”.

 

A ex-atleta olímpica se disse impressionada com os programas, projetos e ações desenvolvidos pela Prefeitura de Belo Horizonte para o esporte e o lazer, justamente por terem como preceito a inclusão social e por contemplarem a metodologia do esporte educacional, casos do Esporte EsperançaEsporte Para Todos e Jogos Escolares de Belo Horizonte. “São trabalhos com resultados maravilhosos. Fico muito feliz por ver Belo Horizonte com políticas públicas acertadas e socialmente inclusivas”, elogiou, durante a palestra assistida por 200 pessoas no auditório JK, na sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1212, Centro)

 

 

Seminário
 

Voltado a servidores, estagiários e convidados da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o seminário Esporte em Debate contou também com as palestras de Claudia Fusco, Controladora-Geral Adjunta do Município de Belo Horizonte e Subcontroladora de Transparência e Prevenção da Corrupção; Rogério Romero, ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer e diretor do Minas Tênis Clube; e Ana Elenara, assessora da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal e doutoranda em Estudos do Lazer pela UFMG.

 

O seminário termina nesta quarta-feira, dia 27, no Centro Cultural Banco do Brasil, com mesas que discutem temas como “Igualdade de gênero e acesso da pessoa com deficiência aos programas e projetos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer” e “Desafios do combate ao sedentarismo em todas as idades e a prática de esportes na terceira idade”.

 

“A Prefeitura de Belo Horizonte vem alcançando excelentes resultados com a expansão de programas e projetos para o esporte e o lazer na cidade, além da melhoria dos equipamentos esportivos. E é muito importante refletir e aprimorar as nossas práticas, assim como planejar o que faremos em 2020. Portanto, esse seminário qualifica o debate e as propostas de políticas públicas para a área em questão”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado.


Últimas Notícias

Funcionários da Sudecap fazendo manutenção na Vila Bernadete, no Barreiro, após as chuvas Prefeitura deixa Sudecap de plantão 24h por dia para fazer manutenção na cidade

Sempre que a chuva diminui de intensidade ou cessa, as equipes atuam desobstruindo vias e suprimindo e podando árvores.

26/01/2020 | 19:26
Agentes da Defesa Civil durante vistorias na Vila Biquinhas PBH recebe mais de 1.200 solicitações de atendimento até a tarde deste domingo

A maior quantidade de solicitações registradas nos últimos dias foi nas regionais Barreiro, Oeste, Noroeste e Pampulha.

26/01/2020 | 19:11