Pular para o conteúdo principal

Mulher palestra em evento.
Foto: Divulgação PBH

Ação da PBH para engajamento de professores é destaque em evento internacional

criado em - atualizado em

O Programa de Engajamento e Motivação dos Professores da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte foi um dos destaques do Encontro Internacional de Inovação em Governo, realizado entre os dias 7 e 9 agosto, em São Paulo, pela prefeitura dessa capital. A iniciativa foi apresentada no painel “Táticas e estratégias de engajamento de servidores: relatos de experiências de gestão de pessoas” pela subsecretária de Gestão de Pessoas, Fernanda Neves, que coordena a ação em Belo Horizonte.

 

O programa teve início em janeiro deste ano com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das instituições escolares, possibilitando a melhoria da aprendizagem, bons resultados pedagógicos e administrativos e um maior bem-estar dos professores, dos alunos e da comunidade. E as mudanças já vêm sendo percebidas na escola onde acontece o projeto-piloto, apontou a subsecretária durante a exposição do programa aos participantes do evento. 

 

Ela contou que os trabalhos foram iniciados em março, na Escola Municipal Salgado Filho, situada no bairro Havaí, na região Oeste, e já começaram a apresentar bons frutos. “Um diagnóstico feito com o grupo escolar, por meio de um trabalho de escuta com os professores e direção, possibilitou a identificação de desafios relacionados ao resgate da identidade, integração de equipes e ausência de compartilhamentos. A partir daí, nos encontramos inúmeras vezes com os servidores da escola para construir, juntos, soluções práticas de melhoria por meio de um plano de ação”, relatou.

 

De acordo com a subsecretária, uma das principais propostas apresentadas foi a de resgatar uma reunião coletiva, para funcionar como espaço de diálogo, troca de experiências e momento de escuta. “Com essa medida simples, o clima escolar transformou-se, impactando, inclusive, nos trabalhos pedagógicos. Uma grande mudança não estava relacionada a uma inovação tecnológica, a algo altamente complexo e oneroso, e sim, a um trabalho in loco para entender a realidade específica daquela comunidade escolar”, destacou Fernanda.

 

A coordenadora pedagógica no turno da tarde da escola Salgado Filho, Fernanda Flores, ressaltou que é preciso partilhar experiências e dúvidas, além de propor planejamentos. “Externar as frustações, propor soluções, integrar-se ao grupo, promover a aprendizagem interdisciplinar, ouvir o outro e, principalmente, ser ouvido. Leveza e pertencimento, acolhida e parceria, confiança e responsabilidade são resultados de ações motivadoras e de engajamento profissional rumo ao desenvolvimento integral da nossa escola em todos os seus segmentos”, disse a coordenadora.

 

Na avaliação da secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, uma das características da escola é o trabalho coletivo e esse projeto foi abraçado pelos professores. “O projeto político-pedagógico e o trabalho coletivo são carros-chefes de uma educação de qualidade e nesse contexto ter os professores abraçando uma causa e engajados nessa causa é um grande desafio, pois precisam ter motivação. Isso significa que não é só um trabalho de educação, mas também de gestão de pessoas, e o programa traz esse diferencial que o torna inovador e um grande avanço na formação do professor, que é o responsável pela qualidade da educação”, ressaltou a secretária. 

 

 

Parceria

O Programa de Engajamento e Motivação dos Professores da Rede Municipal de Educação é uma ação pioneira da Prefeitura de Belo Horizonte, resultado de uma parceria com o Instituto República, organização de caráter apartidário e não corporativo, que promove o investimento na valorização e qualificação de pessoas que trabalham nas esferas governamentais do Brasil.

 

 A entidade criou, em 2018, a primeira residência em capital humano, cujo tema para a edição 2018/2019 é Engajamento e Incentivos não Financeiros no Setor Público. Belo Horizonte foi uma das cidades escolhidas para execução dessa proposta.

 

 

Ampliação

Em julho e agosto, o programa de Engajamento teve início nas escolas municipais Santa Terezinha e Rui da Costa Val. Entre as ações iniciais, a Secretaria de Planejamento promoveu workshop com quase 80 professores para refletir sobre as demandas e propor o plano de engajamento.

 

“A ideia é que cada diretor de escola elabore um plano de atuação, de acordo com suas necessidades e especificidades, com o apoio metodológico dado pela Secretaria de Planejamento, por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas”, explicou a subsecretária Fernanda Neves. “A proposta é conseguir fazer um diagnóstico dos fatores que mais impactam no engajamento e, na sequência, construir, com o conjunto de professores, ações prioritárias para mudanças positivas que atendam àquela realidade”, assinalou.

 

Os workshops contam com palestra sobre autogestão e o entrosamento do professor com a coach Daniela Salomão, que tem como proposta promover uma reflexão individual. “Quando nos propomos a sermos melhores para a nossa vida, nos iluminar, acabamos por iluminar tudo o que está ao nosso redor. O educador é um grande pilar de luz que orienta, dá vida, gosto, sentido e esperança à vida dos educandos”, disse Daniela Salomão.

 

O plano de engajamento específico de cada escola será construído e validado pela Secretaria de Planejamento, contendo as ações, prazos e os responsáveis pelas atividades. O próximo desafio é ampliar o programa para alcançar todas as escolas. “Para isso, vamos ouvir e discutir com professores e direção o melhor caminho a ser seguido”, disse a subsecretária Fernanda Neves.