8 Maio 2024 -
As Unidades de Acolhimento Institucional Anita Gomes dos Santos I e II, localizadas no Centro de Belo Horizonte, completam seis anos de atuação com um saldo de 523 pessoas com trajetória de vida nas ruas acolhidas. O trabalho social é orientado para a busca da independência e autonomia dos usuários, com encaminhamento para o programa Estamos Juntos, Bolsa Moradia, vagas de emprego, cursos profissionalizantes e oportunidades na Educação de Jovens e Adultos, entre outros.
As unidades oferecem um ambiente acolhedor e seguro, equipado com quartos, cozinha, refeitório, sala de televisão e espaço para oficinas, além de refeições preparadas por uma equipe dedicada. Ambientes de convivência também foram criados com a participação dos próprios usuários. Foram instaladas uma biblioteca e uma marcenaria para iniciativas de qualificação profissional. No terraço, há um espaço com área para lavar e secar roupas.
O serviço efetivado nas unidades é voltado para o público masculino adulto e tem como prioridade o atendimento psicossocial e o acolhimento de pessoas em processo de saída das ruas. As unidades contam com uma equipe de referência, composta por coordenação, assistentes sociais, psicólogos, administrativos, porteiros e monitores, com o objetivo de desenvolver o trabalho social de forma sistemática e continuada.
Os moradores dos abrigos são encaminhados pelos serviços socioassistenciais do município, em especial pelas equipes de referência do Serviço Especializado em Abordagem Social - SEAS, dos Centros de Referência da População de Rua - Centros Pop ou pelas Casas de Passagens.