Pular para o conteúdo principal

5º Festival Internacional Literário de Belo Horizonte homenageia Lélia Gonzalez
Divulgação/PBH

5º Festival Internacional Literário de Belo Horizonte homenageia Lélia Gonzalez

criado em - atualizado em

A 5ª edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH 2023 anuncia que as próximas etapas do evento acontecerão entre os dias 6 e 20 de novembro. O tradicional encontro que reúne escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias, grupos de teatro, músicos, produtores, editores e pesquisadores será entre os dias 16 e 20 de novembro, com uma intensa programação gratuita composta por lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas e atrações diversas. O FLI BH 2023 prevê, ainda, oficinas em centros culturais da Prefeitura e em outros espaços da cidade, de 6 a 10 de novembro. No dia 11 de novembro, será realizado um Circuito em livrarias da cidade.

O FLI BH 2023 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico. A programação completa estará disponível em breve no Portal Belo Horizonte. Todas as atividades são gratuitas.

Honrando sua essência desde a primeira edição, o Festival consolida-se como encontro de vozes diversas e ideias transformadoras e traz como homenageada Lélia Gonzalez, uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX. Escritora, política, professora, filósofa e antropóloga, foi pioneira nos estudos sobre cultura negra no Brasil e co-fundadora do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do Rio de Janeiro, do Movimento Negro Unificado e do Olodum.

“Vozes e ideias para vidas justas” é o lema da 5ª edição do FLI BH, abrangendo o universo simbólico da produção de Lélia Gonzalez, com ênfase nas lutas e pesquisas da autora, especialmente direcionadas a grupos minoritários no cenário nacional e latino-americano. Trata-se também de um convite do Festival para a transformação, a igualdade e a empatia, refletindo de maneira consistente e poética a proposição curatorial desta edição.

Em consonância com o pensamento da homenageada, a artista Carol Fernandes criou ilustrações que expressam anseios centrais do nosso tempo: a reivindicação de vidas justas, que buscam a convivência pacífica entre grupos sociais, a celebração da infância e a proteção da biodiversidade e do meio ambiente.

“Nós, da família de Lélia Gonzalez ficamos sempre muito orgulhosos e honrados com essas justas homenagens a essa grande figura que teorizou nossa luta e deu voz aos que precisam no Brasil e outros lugares do Mundo. Lélia Gonzalez viveu e lutou pela igualdade e acreditava que ela era real e possível! Parabéns pela homenagem, estamos todos muito felizes por mais esse reconhecimento”, comenta Melina de Lima, neta da autora.

Inscrições para autores independentes

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH abre espaço, mais uma vez, para autores que desejam realizar sessões de autógrafos e lançar seus livros no evento. As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre 25 e 31 de outubro via formulário disponível no site (portalbelohorizonte.com.br/fli).

Todos os interessados em lançar seus livros no FLI BH podem participar da seleção, mas as vagas são limitadas. Serão priorizadas as inscrições de Belo Horizonte e região metropolitana, assim como as relativas a publicações mais recentes. Também não há restrição de idade, desde que a pessoa tenha um livro publicado.

Com essa ação, o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte tem o objetivo de dar mais visibilidade a novos autores, pequenas editoras, e proporcionar que eles tenham um momento para apresentar sua obra e se aproximar de um público interessado em literatura. O FLI BH favorece, ainda, trocas e contatos no meio literário, que podem gerar novas oportunidades de parcerias e colaborações que beneficiam todos os envolvidos. Desta forma, contribui para a cadeia cultural e, especialmente, para a valorização das pequenas editoras e criadores locais.

De maneira a ampliar as possibilidades de participação, as sessões de autógrafo serão agendadas para grupos de escritores, simultaneamente. Serão vedadas as publicações que atentem contra a dignidade humana, que promovam discurso de ódio ou que façam proselitismo religioso ou propaganda partidária. As vagas são limitadas e as datas podem ser alteradas, de acordo com os interesses do festival. Menores de idade devem ser autorizados e estar acompanhados dos pais ou responsáveis.