Pular para o conteúdo principal

BH brilha em Cannes com o longa "Ana, En Passant"
Divulgação/PBH

BH brilha em Cannes com o longa "Ana, En Passant"

criado em - atualizado em

Belo Horizonte ganha destaque neste domingo (18),  na 78ª edição do Festival de Cannes, com a exibição do longa-metragem de animação "Ana, En Passant". Dirigido pela mineira Fernanda Alves Salgado, ex-estudante da UFMG, o filme é uma coprodução da produtora de BH, Apiário Estúdio Criativo e do estúdio português Sardinha em Lata.

O filme integra o Annecy Animation Showcase, uma seção do Marché du Film dedicada a cinco filmes de animação em produção, dentro do “Dia da Animação do Festival de Cannes”, uma vitrine exclusiva do Marché du Film. A seleção para este prestigiado festival de animação sinaliza o potencial da obra para os próximos anos.

"Ana, En Passant" narra a história de Ana, uma jovem negra franco-brasileira que, após a morte da avó, isola-se em seu luto na cidade onde sempre viveu. Seguindo pistas deixadas pela avó, ela viaja a Belo Horizonte e encontra Alice, seu duplo, morando no antigo apartamento familiar. Através da exploração da cartografia afetiva da cidade, memórias e conexões ancestrais, Ana e Alice descobrem o significado de se tornarem quem são.

A animação em técnicas mistas foi filmada em estúdio em Cataguases (MG), com um elenco mineiro que inclui Jéssica Pierina, Carlos Francisco (Bacurau), Robert Frank e Odilon Esteves (Grupo Teatral Luna Lunera), além da participação especial de Zezé Motta e trilha sonora original do Metá Metá. A direção de arte é de Marcella Tamayo e a direção de animação de Camila Kater, liderando uma equipe de animadores e artistas de diversas regiões do Brasil e de Portugal.

O filme já havia sido selecionado pelo Festival de Annecy em 2019, quando o projeto em desenvolvimento participou dos pitches de longa-metragens do MIFA, sendo o único representante latino-americano na ocasião. Durante sua trajetória, o projeto passou por laboratórios como o BrLab, o Laboratório Griô de Roteiros e o Diáspora Lab (atual DiALAB), além de workshops no Ventana Sur Animation! e no encontro de coprodução do Brasil Cine Mundi.

Pontes para o Futuro

A participação brasileira no Marché du Film 2025, em Cannes, teve destaque também nesse sábado (17), com um encontro estratégico de parceiros. A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, reuniu representantes de diversas instituições-chave: órgãos de cultura, Film Commissions brasileiras, TV Globo, Festival do Rio, parceiros internacionais e membros do Marché du Film.

Na sequência, a Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, e a Gerente da Belo Horizonte Filme Commission, Thaylane Cristina, acompanharam o lançamento oficial do São Paulo State Audiovisual Hub, uma iniciativa da SPCine em colaboração com as Secretarias de Cultura do Estado e do Município de São Paulo.

O Festival Internacional de Cinema do Rio, por meio de Ilda Santiago, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), promoveu um showcase impactante no Goes to Cannes do Marché du Film. A mostra exibiu filmes ainda em produção de talentos brasileiros, evidenciando a diversidade cultural, narrativa e expressiva, das produções nacionais.

Ao longo do dia, a comitiva de Belo Horizonte teve uma agenda intensa, com encontros valiosos como as conexões com Emerson Dindo, diretor executivo do DiALAB, plataforma audiovisual dedicada a impulsionar profissionais negros do audiovisual, e a cineasta mineira Fernanda Alves Salgado, diretora do longa-metragem de animação "Ana, En Passant".

A tarde foi dedicada ainda à colaboração entre Film Commissions, com a abertura da conferência global da Rede Internacional de Film Commissions (AFCI). Thaylane Cristina, da BH Film Commission, participou do painel "Construindo Comunidades: Maximizando a Colaboração para Apoio e Desenvolvimento da Força de Trabalho com a AFCI", onde trocou experiências com Lola Legros, da Film Paris Region. Ela também se reuniu com Sujith S., diretor assistente da FICCI (Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia), Roeland Oude Nijhuis, diretor executivo da Holanda Film Commission, e participou de um evento promovido pelo Baltic Film and Creative Tech, conversando com representantes da Film Office da Lituânia.

Incentivo ao Cinema Negro

O sábado foi marcado também pelo diálogo promissor com Emerson Dindo, diretor executivo do DiALAB, plataforma audiovisual brasileira focada no desenvolvimento de carreiras, consultoria de projetos e networking para profissionais negros do audiovisual. A Secretária Eliane Parreiras ressaltou a importância do encontro para fortalecer o cinema negro e as conexões inter-regionais, destacando as parcerias do "DiALAB Festival" para desenvolvimento de projetos, formação, capacitação e mostras. A plataforma também oferece laboratórios para filmes, documentários e séries.