Pular para o conteúdo principal

Agenda produtiva e parcerias da delegação de BH no Festival de Cannes
Divulgação/PBH

Agenda produtiva e parcerias da delegação de BH no Festival de Cannes

criado em - atualizado em

A comitiva de Belo Horizonte cumpriu agenda na 78ª edição do Festival de Cannes nesta sexta-feira (16) focada em parcerias para o desenvolvimento do setor audiovisual local. A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, e a coordenadora da Belo Horizonte Film Commission, Thaylane Cristina, participaram de uma série de encontros estratégicos.

A delegação brasileira participou de uma celebração da presença brasileira no Marché du Film oferecida pela TV Globo, RioFilme e Festival do Rio, com a presença da ministra Margareth Menezes e da diretora executiva do Festival do Rio, Ilda Santiago, entre outros agentes do setor. A ocasião foi uma oportunidade para fortalecer laços com importantes players do setor audiovisual nacional. 
A tarde houve um encontro com realizadores e coordenadores da Film Commissions do Sul da França (Sud de France), com o objetivo de trocar experiências, discutir modelos de incentivo e identificar parcerias para atrair produções audiovisuais para Belo Horizonte.

Ainda à tarde, a agenda incluiu uma reunião com Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, para prospectar oportunidades de colaboração e coprodução entre Brasil e Portugal, aproveitando o crescente interesse internacional em produções de língua portuguesa.

Visando ampliar o alcance da BH Film Commission no mercado latino-americano, Eliane Parreiras e Thaylane Cristina também se reuniram com a VDF Connection, representada por Monica Trigo e Javier Fernandes, coordenadores do programa de indústria Blood Window no Ventana Sur, o principal mercado de cinema da América Latina. A conversa focou em estratégias para promover Belo Horizonte como destino de filmagens para produções da região.

A participação da Secretaria Municipal de Cultura e da BH Film Commission no Festival de Cannes demonstra o comprometimento da Prefeitura de Belo Horizonte com o fortalecimento do setor audiovisual local, buscando visibilidade internacional e novas oportunidades de desenvolvimento para a cidade.