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Marché du Film: BH apresenta suas políticas públicas para o Audiovisual
Divulgação/PBH

Marché du Film: BH apresenta suas políticas públicas para o Audiovisual

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Com uma presença no Marché du Film 2025, o principal mercado da indústria cinematográfica mundial que acontece durante a 78ª edição do Festival de Cannes, Belo Horizonte protagonizou um importante debate nesta quinta-feira (15). A secretária municipal de Cultura e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, Eliane Parreiras, representou a capital mineira no painel "Ecossistema Audiovisual e as Instituições Brasileiras". O evento, realizado no palco principal (Riviera) do Marché, teve transmissão on-line para o público internacional. 

No painel, Eliane Parreiras apresentou as políticas públicas implementadas em Belo Horizonte para impulsionar o desenvolvimento do setor audiovisual. Ela apresentou os eixos do BH nas Telas: fomento e investimentos cultural (editais, co-investimento); formação e capacitação audiovisual (Escola Livre de Artes arena da cultura); Memória e preservação (MIS BH - Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte e Arquivo Público da Cidade;  análise e divulgação de dados (Observatório do audiovisual); atração e facilitação de filmagens (Belo Horizonte Film Comission e políticas de incentivo); Difusão (cine Santa Tereza e apoio a festivais e mostras) e Internacionalização (coprodução, Co investimentos, participação em mercados e eventos estratégicos e promoção). 

A mesa de discussão reuniu figuras de destaque do cenário público e institucional, incluindo a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares; a secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, e outros nomes relevantes como Daniel Tonacci (ANCINE), Luisa Cela (Secult-CE), Lyara Oliveira (Spcine), Leonardo Edde (RioFilme) e Guillaume Esmiol, diretor executivo do Marché du Film. 

Ao meio-dia, o Sindicato da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais – Sindav-MG, com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, apresentou 8 filmes produzidos em BH em exibição exclusiva para produtores, agentes de vendas e distribuidores internacionais, para buscar parcerias e prospectar coproduções internacionais. A sessão ficará disponibilizada por mais 24h na plataforma do Marché du Film para os inscritos no mercado. 

Os filmes de BH apresentados foram "Engenharia do Crime" – Camisa Listrada Produções Audiovisuais (Dir. Fernanda Araújo); "Abre Alas" – Le Petit (Dir. Úrsula Rösele); "O Melhor Queijo do Mundo" – Nicho Hub (Dir. Lucas Assunção com Maurício Tizumba); "Maria, a Rainha Louca" – Persona Filmes (Dir. Elza Cataldo com a atriz portuguesa Maria Medeiros); "Outubro" – Ponta de Anzol (Dir. Vinícius Correia); "Causos Fantásticos" – Qu4rto Studio (Dir. Evandro Caixeta, João Gilberto Lara); "Só não posso dizer o nome" –Quimera Filmes (Dir. Helvécio Ratton) e "Ressonâncias" – Tessitura Cultural (Dir. Ana Amélia Arantes). 

A sessão teve a participação de curadores de festivais e mostras, agentes de venda e distribuidores internacionais. A partir da sessão diversos contatos e conexões estão sendo realizados para potenciais parcerias. 

O dia foi marcado também por reuniões estratégicas como a com a Ilda Santiago, diretora executiva e responsável pela programação e projetos internacionais do Festival do Rio, uma das fundadoras do Grupo Estação; com Nicolas Piccato, Adido de Audiovisual da França no Brasil e com Rachel do Valle, Diretora de Programas do Projeto Paradiso que visa iniciativas focadas na internacionalização do audiovisual por meio de parcerias com instituições internacionais de referência. 

Ainda nesta quinta-feira, no final da tarde, a ministra Margareth Menezes se encontrou com a delegação brasileira do setor audiovisual, entre produtores, cineastas e representantes de instituições culturais que participam dos diversos programas oferecidos pelo Marché du Film, para registros oficiais. Este ano, o Brasil marca presença no evento com dois estandes estratégicos para a articulação internacional e a promoção do audiovisual brasileiro.