Pular para o conteúdo principal

Dona Lia de Itamaracá
Foto: Ytallo Barreto

11º Festival de Arte Negra começa neste sábado; veja destaques da programação

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), anuncia a abertura do 11º Festival de Arte Negra de Belo Horizonte FAN BH. O Festival, que completa 26 anos, começa neste sábado, dia 4, às 12h, com o encontro de grupos da cultura popular da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a abertura do Ojá – Mercado das Culturas, no Mercado da Lagoinha. Na sequência, serão nove dias com dezenas de atrações também em teatros da capital, intervenções urbanas, exposições, atividades nos centros culturais, programação de debates e ações formativas. Todas as atividades são gratuitas, com retirada prévia de ingressos. 

A cerimônia inaugural do FAN BH 2021, às 15h, contará com a benção do Pai Geraldo André, da Casa de Cultura Lodé Apará, e participação da secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Fabíola Moulin, e dos curadores do 11º FAN BH, Júlia Tizumba, Froiid e Sérgio Pererê. A atividade disponibilizará tradução em Libras e a classificação é livre. 

Em seguida, a festa da cultura popular envolve um Encontro de Candombes (Comunidade Quilombola Mato do Tição, Comunidade Quilombola do Açude, Nossa Sra do Rosário, de Lagoa Santa); Guarda de Congo São Benedito e Guarda de Moçambique - Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá; Coral Vozes de Campanhã - Irmandade do Rosário de Justinópolis; Caixeiros do Rosário e Maurício Tizumba. Também fazem parte da abertura o Samba da Meia Noite e a DJ Fê Linz. 

O acesso ao Mercado da Lagoinha, onde acontecerá a abertura do Festival, será gratuito, com retirada prévia de ingressos, sujeito à lotação do espaço. 

Com o tema “Muvuca de Pretuntu”, o FAN BH terá, ao longo de sua programação, artistas da Grande BH, além de participantes de diferentes estados e também do exterior, mas que vivem atualmente no país. O Festival busca referências na cultura Bantu para promover uma série de criações coletivas, as Muvucas Artísticas, com diferentes linguagens integradas. O FAN BH é realizado observando todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. 

Programação completa em breve no site fan.pbh.gov.br. 

Dona Lia de Itamaracá e a Ciranda no FAN BH 2021

O 11º FAN BH reunirá diferentes gerações da cultura negra brasileira, em grandes apresentações nos palcos da capital. Em destaque, no dia 8, está a apresentação de Dona Lia de Itamaracá, de Pernambuco, no Palácio das Artes, às 21h. Com o show “Ciranda de Ritmos”, inédito em Belo Horizonte, Dona Lia representa a Ilha de Itamaracá e o patrimônio imaterial da Ciranda na cultura brasileira. Além disso, ela traz para o palco ritmos como maracatu e samba de roda. O show Ciranda de Ritmos esteve em diversos estados brasileiros e também no exterior. O show terá tradução em Libras e a classificação é livre. 

Fabiana Cozza no Dia do Samba 

O Mercado da Lagoinha recebe no dia 8, em reverência ao Dia do Samba, programação especial do FAN BH, em parceria com o Circuito Municipal de Cultura. A roda que será montada às 16h terá como um dos destaques a cantora Fabiana Cozza (SP) e contará também com um time de mulheres do samba em Minas Gerais: Aninha Felipe, Viviane Santos, Diza Franco, Dona Eliza e Raquel Seneias. 

Hilton Cobra e a Tradição Negra nas Artes Cênicas 

A programação do FAN BH 2021 reúne diferentes gerações de artistas negros e negras na área das artes cênicas. Entre os destaques está o veterano Hilton Cobra (RJ), que sobe ao palco do Teatro Francisco Nunes na segunda-feira, dia 6, às 20h, com o espetáculo “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto”. Escrito por Luiz Marfuz, o monólogo celebra os 140 anos de nascimento do jornalista e escritor carioca que intitula a peça. A obra discute o racismo e as diferentes formações do povo brasileiro. A classificação da peça é 14 anos. Hilton Cobra criou, há 20 anos, a Cia dos Comuns, no Rio de Janeiro. Foi presidente da Fundação Cultural Palmares. Também dirigiu por 17 anos o Centro Cultural José Bonifácio e fundou o grupo de artistas negros Akoben. 

Ingressos 

O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte tem toda a sua programação gratuita. Todas as retiradas de ingressos serão realizadas de forma online e as informações completas serão divulgadas em breve pelo site oficial: fan.pbh.gov.br. 

Sobre o FAN BH 

O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN BH) é parte integrante da política pública de cultura do município e é um dos maiores eventos dedicados à arte e à cultura negra na América Latina. Sua primeira edição, em 1995, integrou as celebrações do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares, herói nacional e símbolo da resistência cultural da população negra do Brasil. Na época, o evento movimentou a cidade, que assistiu a ocupação de suas ruas, praças e teatros por artistas oriundos de diversos pontos da África e das diásporas negras. 

A partir da segunda edição, em 2003, o FAN BH ganhou caráter permanente, com periodicidade bienal. Da mesma forma, reforçou a sua contribuição enquanto difusor da arte negra no Brasil e sua fundamental importância para compreensão da origem e a inserção das diversas vertentes das culturas de matrizes africanas. Ao longo de sua trajetória, o Festival tem se consolidado como um importante fórum de encontros entre artistas locais, nacionais e internacionais para compartilhar ideias, procedimentos, perspectivas e técnicas sobre a Arte Negra. 

A edição mais recente do FAN BH aconteceu em novembro de 2019 e teve como eixo de reflexão “Território Memória”, articulado às práticas culturais e artísticas negras. A programação da 10ª edição levou 510 artistas a diversos palcos da cidade, sendo 330 de Minas Gerais e 180 de outros 10 estados e países como Alemanha, Gana e Senegal. Foram realizadas 150 atividades, alcançando um público de mais de 25 mil pessoas. 

Serviço 

Abertura do 11º Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH 

Ojá – Mercado Das Culturas
DJ Fê Linz (BH)
Encontro de Candombes (Candombe da Comunidade Quilombola Mato do Tição, Candombe da Comunidade Quilombola do Açude, Candombe de Nossa Sra do Rosário, de Lagoa Santa);
Guarda de Congo São Benedito e Guarda de Moçambique - Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá;
Coral Vozes de Campanhã - Irmandade do Rosário de Justinópolis;
Caixeiros do Rosário e Maurício Tizumba;                                                    

Samba da Meia Noite

Data: 4 de dezembro
Horário: A partir das 12h
Local: Mercado da Lagoinha (Avenida Antônio Carlos, 821, Lagoinha)
Programação gratuita
Classificação livre (espaço sujeito à lotação) 

Lia de Iitamaracá com o show “Ciranda de Ritmos”

Data: 8 de dezembro
Horário: 21h
Local: Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro)
Programação gratuita
Classificação livre
O show terá a tradução em Libras 

Dia do Samba no FAN BH
Roda com Fabiana Cozza (SP), Aninha Felipe (MG), Viviane Santos (BH), Diza Franco (BH), Dona Eliza (MG) e  Raquel Seneias (BH).
Programação Parceira  - Circuito Municipal de Cultura

Data: 8 de dezembro
Horário: 16h
Local: Mercado da Lagoinha (Avenida Antônio Carlos, 821, Lagoinha)
Programação gratuita
Classificação livre (espaço sujeito à lotação) 

Espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”, com Hilton Cobra

Data: 6 de dezembro
Horário: 20 horas
Local: Teatro Francisco Nunes (Avenida Afonso Pena s/n)
Classificação indicativa: 14 anos 

As retiradas de ingressos serão realizadas de forma online, todas as informações serão divulgadas em breve pelo site oficial: fan.pbh.gov.br