Pular para o conteúdo principal

10 anos de Maio Amarelo: Campanha do Ponto Cego conscientiza motociclistas
PBH/Divulgação

10 anos de Maio Amarelo: Campanha do Ponto Cego conscientiza motociclistas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, dentro do Maio Amarelo, a Campanha do Ponto Cego com blitz educativas para alertar os motociclistas e ciclistas sobre o perigo de circular ao lado dos ônibus. Desde dezembro de 2019, os ônibus da capital contam com adesivos afixados na lateral alertando sobre o ponto cego, área fora do campo de visão do motorista. Os motociclistas também serão orientados a usar o motoboxe – faixas exclusivas para motos -  nos cruzamentos com semáforos. Durante as ações também serão distribuídos materiais educativos sobre o tema. A blitz educativa do Ponto Cego será nesta terça-feira (9), a partir das 11h30, na avenida Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes.

 

Motociclistas

 

Os motociclistas aparecem como principais vítimas dos acidentes de trânsito e os ciclistas são vulneráveis a lesões graves em caso de colisão com veículos motorizados.

 

No ano passado, os acidentes com motos em BH fizeram 9.229 vítimas, com 47 mortes. Em 2021 foram 7.704 vítimas, com 34 mortes. O crescimento dos números em 2022 reforça a necessidade de ações de conscientização. A Prefeitura de Belo Horizonte enfatiza o lema do Maio Amarelo: No trânsito, escolha a vida.

 

O Maio Amarelo é uma ação que busca debater e conscientizar a população sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito e a necessidade de comportamentos mais seguros. Neste ano, o movimento completa 10 anos.

 

A equipe de educação da BHTrans estará em escolas, empresas, nas praças e nas ruas, para conscientizar e conversar com a população sobre segurança viária e chamar a atenção da sociedade sobre a importância de salvar vidas no trânsito.