5 Maio 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, em apoio ao Observatório Nacional de Segurança Viária, participa mais uma vez do Maio Amarelo, uma ação que busca debater e conscientizar a população sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito e a necessidade de comportamentos mais seguros. Neste ano, o movimento completa 10 anos.
A equipe de educação da BHTrans estará em escolas, empresas, nas praças e nas ruas, para conscientizar e conversar com a população sobre segurança viária e chamar a atenção da sociedade sobre a importância de salvar vidas no trânsito.
- Crianças, jovens, motociclistas e ciclistas
Neste ano, as ações da Prefeitura de Belo Horizonte no Maio Amarelo serão focadas em quatro públicos: crianças, jovens, motociclistas e ciclistas. As crianças e os jovens serão futuros motoristas e podem construir uma mobilidade urbana mais segura para todos, com orientação e informação.
Os motociclistas aparecem como principais vítimas dos acidentes de trânsito e os ciclistas são vulneráveis a lesões graves em caso de colisão com veículos motorizados. As ações englobam também orientações sobre travessia segura para pedestres, além de palestras em escolas e empresas.
Os números de acidentes de Belo Horizonte em 2022 — mais de 14 mil vítimas, com 132 mortes — reforçam a necessidade de ações de conscientização. A Prefeitura de Belo Horizonte, a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) e a BHTrans enfatizam o lema do Maio Amarelo: No trânsito, escolha a vida.
- Confira a programação de algumas ações desta semana do Maio Amarelo
Segunda-feira (8)
8h - Caravana Ande Prevenido - Colégio Santa Maria - Pampulha
A ação é realizada nas escolas do Ensino Fundamental por uma equipe de profissionais das artes e agentes de trânsito.
Terça-feira (9)
11h30 - Blitz educativa para motociclistas - Campanha Ponto Cego (Avenida Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes)
A campanha do Ponto Cego realiza blitze educativas para alertar os motociclistas e ciclistas sobre o ponto cego nos ônibus. Durante as ações também serão distribuídos materiais educativos sobre o tema. Desde dezembro de 2019, os ônibus da capital contam com adesivos afixados na lateral alertando sobre o perigo de circular na área onde não são vistos pelos motoristas. Os motociclistas também serão orientados a usar o motoboxe nos cruzamentos com semáforos.
Quarta-feira (10)
10h - Programa O Jovem e a Mobilidade - Escola Estadual Professor Pedro Aleixo
Serão realizadas palestras e debates com o objetivo de tornar o jovem, que logo irá se tornar motorista ou motociclista, mais consciente de sua responsabilidade na construção de um trânsito mais seguro.
9h e 14h - Noções de Mobilidade e Trânsito para a Educação Infantil - Emei Baleia
Uma equipe da BHTrans visitará a escola, onde fará uma apresentação artística com palhaços e um bate-papo de um agente de trânsito com as crianças. A ação visa despertar comportamentos mais seguros e humanos no trânsito e o exercício da mobilidade urbana sustentável.
Quinta-feira (11)
11h30 - Ação Educativa de Rua - Praça 7.
Equipe de Educação da BHTrans realizará esquetes e panfletagem no centro de Belo Horizonte com dicas de segurança para pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.
Sexta-feira (12)
9h - Palestra sobre mobilidade, segurança e cidadania - UFMG.